Londres é sem dúvida a cidade que mais gostei de visitar até hoje. Apesar de NYC ser muito especial, confesso que Londres está eternamente no meu coração... todos os anos tenho vontade de lá voltar e descobrir um pouco mais da magia que envolve esta belíssima cidade.
Londres é uma cidade onde modernidade e tradição
parecem estar presentes numa convivência pacífica. Pessoas de diferentes
nacionalidades, de diferentes culturas, de estilos distintos e de cores de
cabelo variadas passeiam-se pela cidade sem que ninguém repare se alguém veste isto ou aquilo. Estima-se que em Londres se podem ouvir falar mais de 100 línguas
distintas.
Londres é encantadora no verão, com uma temperatura amena que convida a um passeio a pé pelos seus belos jardins e movimentadas ruas. Nos dias mais frios, Londres também tem um encanto muito especial, particularmente na época natalícia quando a Oxford Street se enche de luzes e é absorvida por belas músicas natalícias. Mas atenção, Londres é também muito chuvosa e cinzenta, um guarda-chuva é bem-vindo em qualquer altura do ano.
Sabe tão bem quando temos tempo para nos perder pelas
ruas da cidade, olhando para as pessoas apressadas a entrar no metro a correr com o seu coffee to go na mão, completamente alheadas daquele frenesim de todos os dias.
Transporte
Já chegámos à cidade a partir do aeroporto de Heathrow
(a cerca de 20 Km do centro), mas também através do aeroporto de Gatwick (40
Km). No primeiro caso, deslacamo-nos de metro até Victoria Station, numa altura em que a
Gripe A estava no auge. Recordo-me perfeitamente de estar com um cuidado extremo para não tocar em nenhum dos apoios do metro, mas escusado será dizer que toda e
qualquer tentativa foi em vão, não fosse a tamanha confusão e a quantidade de
empurrões sentidos durante aquela viagem (e nas restantes realizadas de metro).
Já a partir de Gatwick, optámos por viajar até ao centro da cidade pelo Gatwick Express, uma viagem de autocarro muito agradável que finda em Victoria Station, com uma duração de cerca de 30 minutos.
O sistema de metro de Londres (o mais antigo do mundo!) é muito eficiente e permite uma deslocação rápida por toda a cidade. Podemos adquirir um cartão de metro, o Oyster, que é recarregável de acordo com o número de viagens de que necessitamos. Existem várias opções, por isso aconselho a consulta do site (aqui) para analisarem a melhor solução face ao número de dias que estarão na cidade.
Já a partir de Gatwick, optámos por viajar até ao centro da cidade pelo Gatwick Express, uma viagem de autocarro muito agradável que finda em Victoria Station, com uma duração de cerca de 30 minutos.
O sistema de metro de Londres (o mais antigo do mundo!) é muito eficiente e permite uma deslocação rápida por toda a cidade. Podemos adquirir um cartão de metro, o Oyster, que é recarregável de acordo com o número de viagens de que necessitamos. Existem várias opções, por isso aconselho a consulta do site (aqui) para analisarem a melhor solução face ao número de dias que estarão na cidade.
O Oyster também pode ser utilizado nos conhecidos autocarros vermelhos de dois andares. Na minha opinião, mesmo que não seja uma
necessidade, uma viagem nestes autocarros é interessante e permite ver a cidade de uma forma menos turística.
Uma foto do metro. Como é que a Gripe A não ia proliferar por aqui??? |
Alojamento
Londres é uma cidade cara, não adianta estar aqui a
dizer o contrário porque se o fizesse iam pensar que eu
vos estava a "enganar" e eu nunca vos engano! J
Nas visitas que fizemos à cidade, optámos sempre por ficar nos hotéis Comfort INN (um deles aqui), mesmo
pertinho de Victoria Station. A localização é maravilhosa no dia de chegada e
no dia de partida (a apenas poucos metros da estação de comboios e também da
central de camionagem) e, durante a estadia, é muito central, a escassos
minutos do Buckingham Palace. O atendimento é ótimo, os quartos são limpos e confortáveis.
Bem, aqui não vos poderei ajudar muito. Apenas vos
posso dizer que encontram maravilhosos restaurantes japoneses (já se devem
começar a habituar à minha paixão pelo sushi) e uma grande diversidade
gastronómica. Recordo-me que na primeira vez que estive em Londres fiz várias
refeições num restaurante italiano chamado L'arco, mas que
infelizmente depois de 40 anos de tradição, percebemos no ano passado que este acolhedor espaço tinha encerrado. Tenho mesmo pena, pois tinha mesmo muita qualidade.
Típico mesmo é o famoso chá das cinco. Se gostam de
chá, vão adorar a variedade que podem encontrar em vários pontos da cidade. Na Harrods podem encontrar caixinhas maravilhosas com chás muito saborosos.
Tradicional é também parar num dos inúmeros pubs espalhados pela cidade e pedir algo, num ambiente tipicamente inglês. Fish and Chips são uma
boa opção.
Os londrinos têm o hábito de, no final de um dia de
trabalho, por volta das 17:30h ou 18h se juntarem num pub onde bebem cerveja e
convivem alegremente antes de regressarem a casa e se deitarem muito cedo.
A não perder
De seguida apresento-vos alguns dos locais que visitei
e de que mais gostei durante as minhas visitas a Londres. Ah! Não há qualquer ordem de preferência em relação aos locais de que vos vou "falar" de seguida.
Big Ben
O famoso relógio, o mais certinho do mundo, está nesta torre com 93 metros de altura e não passa
despercebido a quem passeia por Westminster. Ah, para que
fique claro, o Big Ben só pode mesmo ser visto de cá de baixo. J
Big Ben |
Para além do Big Ben, na zona de Westminster pode
ainda visitar-se a Abadia de Westminster (onde se realizou o casamento de Kate e William), o Parlamento, o próprio Palácio de Buckingham,
bem como dois parques ótimos para uma tarde amena de primavera, o St. James Park e Green Park.
Big Ben. Na imagem vemos também uma típica cabine telefónica, um táxi preto e o famoso autocarro vermelho, de dois pisos. |
Para visitarem esta zona devem apanhar o metro até à estação de Westminster.
London Eye
Aqui vão precisar de muita paciência para esperar nas
longas filas que poderão encontrar nesta atração. O London Eye é uma roda mais
do que gigante que nos permite alcançar vistas maravilhosas da cidade, num
raio até cerca de 40 Km. A roda tem 32 cabinas que podem levar aproximadamente de 25 pessoas, sendo que algumas
poderão ficar sentadinhas se o medo das alturas for muito. J
A vista é magnífica desde o London Eye, de onde podemos apreciar praticamente todos os monumentos da cidade. A viagem completa dura cerca de 30 minutos.
A vista é magnífica desde o London Eye, de onde podemos apreciar praticamente todos os monumentos da cidade. A viagem completa dura cerca de 30 minutos.
London Eye |
Um dos compartimentos em "hora de ponta" |
Mais uma vista desde o London Eye |
Buckingham Palace
É possível visitar o palácio quando a rainha vai passar férias para Windsor. Numa das minhas voltinhas por Londres, em agosto, pude visitar o luxuoso palácio e os seus magníficos jardins. É uma visita interessante, ainda que um pouco cara.
Praticamente todas as manhãs, por volta das 10:30h, junta-se um mar de gente à frente do palácio para assistir ao render da guarda do regimento "The Royal Guard". Para conseguir ver alguma coisa será necessário chegar bem cedo e ter muita paciência.
Buckingham Palace |
Trafalgar Square
Uma das principais praças da cidade, onde se reúnem multidões nos dias festivos. É um espaço amplo, ainda que sem árvores ou outros espaços verdes. Bem no centro da praça ergue-se a Nelson's Clumn, com 52 metros de altura. Na sua base estão quatro leões que não escapam às brincadeiras e poses para a fotografia de crianças e adultos. É também nesta praça que, durante a época natalícia, se monta um presépio e uma árvore de Natal. Acreditem que a árvore de Natal desilude um pouco... Encontrei perto desta praça bons restaurantes italianos.
Madame Tussauds
Este museu de cera é imperdível, sendo uma das atrações mais visitadas em Londres. Os turistas adoram! Por lá encontrei o nosso José Mourinho, o papa João Paulo II, o Michael Jackson, o fantástico Antony Hopkins, as Spice Girls, a Marilyn Monroe, os Beatles, o Barack Obama, os príncipes William e Kate... todos em cera, está claro! As figuras de cera são estranhamente bem feitas, perfeitinhas e reais. Vão mudando com o tempo, enquanto que algumas permanecem em exposição muito tempo, outras são substituídas rapidamente. Ah! Atenção à fotógrafa que me faz sempre desviar para que a senhora tire fotografia. Imaginem que é de cera, mas tanto em Londres como em NYC enganou-me muito bem!
No final da visita há sempre uma passagem por um local assustador, com atores e atrizes com vestimentas do "mundo do mal" que tentam agarrar as pessoas e assuta-las. Assustam-me sempre!
A Nicole sempre bem! |
Torre de Londres
A Torre de Londres é a principal atração turística de Londres (diz que o Madame Tussauds é a segunda). É uma fortaleza, quase uma espécie de castelo num local encantado que merece bem uma visita. Aqui podem visitar espaços onde estão guardadas armas medievais e inúmeras jóias pertencentes à coroa inglesa, protegidas em cofres assustadoramente gigantes.
Junto à torre situa-se a Tower Bridge, uma das imagens "de postal" desta bela cidade. A partir daqui apanhei um barco para uma voltinha pelo Tamisa.
Tower Bridge |
Os corvos da Torre de Londres. Diz-se que quando os corvos deixarem a Torre, esta irá cair e a monarquia também. |
A vista deste o interior da fortaleza |
Nós resolvemos visitar o museu dos horrores, que se dedica a contar a história de diversas personagens históricas da época medieval e não só. É possível percorrer o caminho de Jack o estripador durante a visita, por exemplo. O que é engraçado é o facto de, durante toda a visita, sermos acompanhados por atores e atrizes, vestidos a rigor que nos tratam de uma forma verdadeiramente assustadora. A interação com o público é constante e somos chamados a salas de julgamento, a cadeiras da morte, a interiorizar personagens em cenários terríveis! Confesso que sempre que mal chamavam algum dos visitantes, já eu estava escondida atrás das costas do meu C.
Recordo-me que um senhor que fez a visita connosco foi para uma das cadeiras de tortura, então a sua filhota, pequenina, desatou a chorar e uma outra pessoa que o acompanhava desmaiou. É assutador, de facto.
No final da visita, todos nos sentamos numa cadeira para "a forca"... e mais não digo para não estragar a surpresa. Só posso afirmar que a foto que guardo num local pouco acessível está hilariante. Estou literalmente agarrada à senhora que se sentou ao meu lado, aos berros e com o cabelo no ar. Não volto lá, mas aconselho a experiência!
Recordo-me que um senhor que fez a visita connosco foi para uma das cadeiras de tortura, então a sua filhota, pequenina, desatou a chorar e uma outra pessoa que o acompanhava desmaiou. É assutador, de facto.
No final da visita, todos nos sentamos numa cadeira para "a forca"... e mais não digo para não estragar a surpresa. Só posso afirmar que a foto que guardo num local pouco acessível está hilariante. Estou literalmente agarrada à senhora que se sentou ao meu lado, aos berros e com o cabelo no ar. Não volto lá, mas aconselho a experiência!
Camden Town
Este bairro não pode ser esquecido numa visita a Londres. Um local um pouco alternativo, com um grande mercado onde podemos encontrar de tudo, desde roupa a música e uma grande diversidade gastronómica em barracas por onde passamos e pensamos "se a ASAE passasse por aqui..."
Bem, eu confesso que não sou muito esquisita com estas coisas e adoro comer qualquer cosita nestes mercadinhos de rua, por isso não poderia ter sido diferente em Camden Town.
Bem, eu confesso que não sou muito esquisita com estas coisas e adoro comer qualquer cosita nestes mercadinhos de rua, por isso não poderia ter sido diferente em Camden Town.
Harrods
A loja mais famosa de Londres, onde se vende um pouco de tudo (e.g., roupa, calçado, peças de decoração, acessórios, maquilhagem, gastronomia, uma grade variedade de chás, livros, música...). Aqui podem encontrar os grandes nomes da alta costura, por isso é que a Harrod's não é para todas as carteiras. Quando por lá passo trago sempre chá e chocolates para não me sentir assim tão frustrada.

A loja mais famosa de Londres, onde se vende um pouco de tudo (e.g., roupa, calçado, peças de decoração, acessórios, maquilhagem, gastronomia, uma grade variedade de chás, livros, música...). Aqui podem encontrar os grandes nomes da alta costura, por isso é que a Harrod's não é para todas as carteiras. Quando por lá passo trago sempre chá e chocolates para não me sentir assim tão frustrada.
Museu de História Natural e Museu da Ciência
As crianças ficam encantadas com os dinossauros e tudo o que por aqui podem aprender a esse respeito no Museu de História Natural.
O Museu da Ciência também é muito interessante, cheio de experiências que atraem miúdos e graúdos. Tem uma secção com alguns testes psicológicos que me prendeu a atenção durante algum tempo. É ainda possível assistir a vários filmes 3D, recordo-me de ter visto um filme muito interessante sobre a passagem dos dinossauros pela Terra.
As crianças ficam encantadas com os dinossauros e tudo o que por aqui podem aprender a esse respeito no Museu de História Natural.
O Museu da Ciência também é muito interessante, cheio de experiências que atraem miúdos e graúdos. Tem uma secção com alguns testes psicológicos que me prendeu a atenção durante algum tempo. É ainda possível assistir a vários filmes 3D, recordo-me de ter visto um filme muito interessante sobre a passagem dos dinossauros pela Terra.
O "meu" eterno Darwin no interior do museu |
Greenwich - fora do centro!
Um
local um pouco mais distante mas que merece uma visita é Greenwich, onde se
situa o observatório com o mesmo nome, que gostei muito de visitar. Aqui todos podem
tirar uma foto com um pé em cada hemisfério terrestre.
Também o Greenwich Market merce
uma visita pelas engraçadas peças de artesanato que tem à venda.
Um
local muito tranquilo que vale a pena visitar se houver tempo para uma
escapadela fora da cidade. Podem chegar a Greenwich de comboio ou de
barco.
Notting Hill
Recordam-se do famoso filme com a Julia Roberts e o Hugh Grant? Aquele em que o funcionário da livraria se apaixona por uma estrela de cinema? Gosto tanto desse filme, até parece que já estou a ouvir a música... the smile on your face...
Recordam-se do famoso filme com a Julia Roberts e o Hugh Grant? Aquele em que o funcionário da livraria se apaixona por uma estrela de cinema? Gosto tanto desse filme, até parece que já estou a ouvir a música... the smile on your face...
Pois
é, este bairro ficou ainda mais popular depois desse magnífico e romântico filme. Em Notting Hill podem encontrar
diversas lojas de antiguidades onde encontram peças únicas de artesanato e de
joalharia. Costumo perder-me com os espelhos de bolso, adoro! É também um bom
local para comprar livros e souvenirs.
Não
deixem de parar na Cath Kidston, adoroooo! Se apreciarem, podem também comer
algo leve e quente numa das barraquinhas anti ASAE que encontram à medida
que caminham. Agora lembrei-me da paella... hummm... J
Ao
domingo realiza-se o Portobello Road Market, com excelentes oportunidades em
segunda mão e peças lindíssimas de artesanato.
Imperial Museum
Atendendo
a tudo o que passou Londres com a II Guerra Mundial, a cidade conta com um museu
dedicado à guerra. Aqui vão encontrar tanques de guerra, armas, bombas lançadas
pelos nazis, canhões... Num
dos seus pisos podem ver uma impressionante exposição sobre a segunda guerra mundial,
onde fotos não são permitidas. Não há palavras nessa sala, sente-se o peso e a
dor daqueles que perderam a vida neste terrível período da História da
humanidade.
Covent Garden
Não deixem de visitar esta zona comercial da cidade. Neste antigo mercado podem
encontrar uma grande diversidade de lojas, peças de artesanato, atividades para
todos os gostos... Recordo-me de uma lojinha de peças de decoração vintage repletas de mochos e onde o pink dominava. Escusado será dizer que
passei imenso tempo lá dentro, apesar dos poucos metros quadrados da loja e da
quantidade de pessoas que se amontoavam por ali num consumismo total.
Ah!
Se chegarem até aqui de metro, optem por sair da estação de elevador... se for
possível claro. Viemos pelas escadas e tive a sensação de estar a subir os
escadórios do Bom Jesus, mas sem previsão de fim, pois a escada em caracol não
nos permite ver a "luz ao fundo do túnel".
Hyde Park
Aqui podem caminhar, fazer um piquenique, andar de
bicicleta, ler um bom livro. É um espaço verde, amplo e ótimo para uma
paragem.
Também podem encontrar esquilos |
Casa de Sherlock Holmes
A visita à casa de Sherlock Holmes em Baker Street foi
tão gira! Vale mesmo a pena passar por aqui e tirar uma foto com o Sherlock e o
seu fiel Watson. A casa fica em Baker Street, claro não poderia deixar de ser!
Se não tiverem muito tempo disponível, esta visita não é tão importante, mas é engraçada.
O meu C. à entrada da casinha |
O C. versão Sherlock Holmes |
Compras
Para mim, o melhor local para compras na Europa é a
Oxford Street. Que exagerada, pensam vocês, mas eu AMO esta rua! Gosto tanto de me perder pela Oxford Street, pelas suas lojas,
pelo movimento que lhe é inerente. Aqui percebemos o verdadeiro significado da
palavra multiculturalismo.
Em plena época natalícia |
Desta rua podemos ver o movimento dos carros, os
famosos autocarros vermelhos e os táxis pretos. É estranho quando vemos as pessoas a
conduzir do lado oposto àquele que encontramos pela Europa fora. Ao que tudo
indica, esta situação remonta já à época medieval, o que contraria as ordens
dadas por Napoleão Bonaparte.
Meninas, a Victoria Secret fica na New Bond Street, só por curiosidade! J
Recordo-me de ver muitas pessoas a passear pelas ruas com um ou vários saquinhos amarelos a dizer Selfrigdes. Tinha que ir lá, pensei que teria que ser barato, pois caso contrário não haveria tantas pessoas a passear tranquilamente pelas ruas com os tais saquinhos amarelos. Certo? Errado! Mais um mar de marcas de luxo se podem encontrar por esta fantástica e gigante loja, que vale bem a pena visitar.
Meninas, a Victoria Secret fica na New Bond Street, só por curiosidade! J
Recordo-me de ver muitas pessoas a passear pelas ruas com um ou vários saquinhos amarelos a dizer Selfrigdes. Tinha que ir lá, pensei que teria que ser barato, pois caso contrário não haveria tantas pessoas a passear tranquilamente pelas ruas com os tais saquinhos amarelos. Certo? Errado! Mais um mar de marcas de luxo se podem encontrar por esta fantástica e gigante loja, que vale bem a pena visitar.
Uma voltinha a pé
Há tantas voltinhas a pé para fazer pela cidade. Costumo sair na estação de metro de Piccadilly Circus, um
ponto central da cidade, conhecida pelos inúmeros painéis gigantes e coloridos
e inúmeras lojas (a M&M's store é mesmo pertinho, também a Debenhams fica
nesta zona). O mais conhecido em Piccadilly é talvez a estátua
de Eros.
De Piccadilly sigo pela Regent Street (na Regent aconselho uma paragem na Hamley's - uma das melhores lojas de brinquedos do mundo) até
encontrar a Oxford Circus (a Oxford Street atravessa Oxford Circus).
Paralelamente à Regent Street é ainda apetecível uma voltinha pela Bond Street.
Um passeio por Mayfair também é engraçado. É aqui que a realeza faz as suas compras e é incrível ver as lojinhas de diamantes, as lojas de alta costura com um grande aparato de segurança.
Imagens soltas
Não fui ao Tate nem à Galeria nacional, o que justifica uma nova visita (ehehe).
Londres é uma cidade magnífica, que na minha opinião todos deviam visitar pelo menos uma vez. Aconselho uma passagem de uma semana pela cidade, para que possam desfrutar e ver tudo com calma.
Vida, movimento, magia, diversidade, multiculturalismo, animação, cultura... Londres é isto tudo e muito mais! Espero lá voltar em breve e espero que nos deixem aqui as vossas sugestões e comentários. :)
Um grande beijinho
Pipinha***
Minha querida Pipinha..Valeu mt mas mt a pena esperar estes dias todos para ter um novo post e logo este post!! Por acaso eu tb adoro Londres e até agora é a cidade que mais adorei visitar!! Foi a primeira viagem a sério que o meu marido e eu fizemos! Apaixonei-me pela cidade e mts vezes digo ao meu marido q quero voltar là mas ele não quer repetir cidades..confesso que fico com pena pq adorava voltar là..primeiro pq adorei! segundo pq nao vi tudo o que tinhamos a ver (estivemos lá uns 3/4 dias para a passagem de ano 2009/10) e terceiro pq adorei!! Bem ainda nao conheço NYC e não sei se depois Londres ficará no top! Com todos os sitios que recomendas acredito q sim , q uma semana seja mesmo necessária...Nós vimos mt coisa mas nao tudo! ainda pra mais numa altura do ano em que estava cheia de turistas! Verdade que o pinheiro de Natal de Trafalac Square foi uma desilusão e confesso-te q achei a decoração natalícia, de modo geral, uma desilusão..estava a à espera de mt mais luzes, cores e pinheiros...O nosso hotel era perto do Notting Hill, era super confortável e cosy mesmo (London House Hotel)..na altura achamos barato, era considerado 2 estrelas e na altura achamos q valia mesmo 3 estrelas e q até mts hoteis 3 estrelas nao seriam tão bom..por acaso, meses depois, o hotel ganhou a 3ª estrela mais do que merecida e os preços subiram :( era perto de uma rua onde tinha duas estações de metro que abrangiam linhas diferentes, Bayswater e Queenway, o q era mt mt prático! Fica perto de uma rua cheia de restaurantes incluindo fast-.food para quem gosta e lojas de souvenirs que parecem nunca fecharem de noite! E tb fica perto do Hyde Park (fica a referência caso um dia voltes a Londres e queiras experimentar outra zona! até hoje foi o hotel onde melhor dormi, quartos quentinhos, camas super fofas, um mimo!!). EM relação aos restaurantes experimentámos dois q me marcaram bastante pela positiva! um restaurante brasileiro onde comemos rodizio e onde bebi a primeira caipirinha com sabor (coisa q por cá não se via mt naquela altura) chamava-se "rodizio rico", bom mas um pouco caro..e o segundo era naquela rua junta à Tamisa que segues desde Westminster até à London Brindge, mais ou menos a meio da rua, o restaurante "Côte Brasserie", adorei! mt bom mesmo! Sò quis partilhar estas dicas , assim para quem for lá, inclusivé a Pipinha!, poderão ter mais algumas referências :) Adorei o post a sério! e fez-me recordar o quanto adoro Londres e por que razão foi o nome escolhido para a mesa dos noivos no nosso casamento (o tema eram as cidades q tínhamos visitado e Londres foi a nossa mesa :) ) bjinhos**
ResponderEliminarMuito obrigada pelo teu comentário Séli, adorei! As tuas dicas são ótimas, fiquei com vontade de experimentar o tal restaurante da próxima vez que lá for. Vou anotar, adoro estas recomendações ;) Raramente as encontramos com facilidade na net ou nos guias. Agora, essa tua/vossa ideia de colocar nomes das cidades que visitaram nas mesas do restaurante foi mesmo criativa! Só tinha o nome ou tinha fotos também? Muito, muito giro! :) Um grande beijinho***
EliminarDE nada :) as tuas dicas tb são sempre mt úteis, por isso se puder retribuir fico mt contente :) Na nossa mesa e na mesa dos convidados, eram nomes + uma foto nossa das cidades q visitámos, ficou mt giro! por exmeplo, a de Londres éramos nós com a Tower Bridge atrás de nós! Marraquexe com a Mesquita prinicipal atrás d enós, etc...ficou mt giro pelo menos para nós e tinha significado mt grande já q as viagens são uma paixão q temos em comum com o R. :) já vi q tens novo post sobr eLondres já vou espreitar ;) Bjinhos***
ResponderEliminar