domingo, 6 de abril de 2014

Budapeste

Viagem 2011 - "pré-blogue"

Basicamente nesta voltinha fui à agência de viagens com a minha amiga E. e pedimos que nos sugerissem um destino interessante e não muito caro.
Quase imediatamente decidimos que iríamos a Budapeste... e fomos!

Budapeste é uma cidade jovem e dinâmica, onde tudo parece ter uma dimensão superior... Repleta de estátuas e grandes monumentos que facilmente nos fazem viajar até ao Comunismo.
É curioso que quando pensamos na Hungria, ou especificamente em Budapeste, pouca informação nos vem de imediato à mente. Talvez nos recordemos de algumas das invenções tecnológicas que por lá ocorreram, como o helicóptero, o binóculo, ou até mesmo do famoso cubo de Rubik de Ernõ Rubik (1974); para quem nada sabe sobre a cidade, fica a ideia de que por aqueles lados não há muito para explorar nem grande beleza para apreciar... Mas desenganem-se... a capital húngara é belíssima!

Budapeste é uma cidade relativamente barata, se a compararmos com a generalidade das capitais europeias. A moeda utilizada na Hungria é o florim húngaro e sobre isso gostava de vos alertar para o facto de, no banco onde cambiámos o dinheiro em Portugal, nos terem sido entregues algumas notas falsas. O valor era pequeno, mas não custa perceber e verificar se existe uma espécie de “banda” magnética na nota (isto é, a nota tem que ter um quadradinho que brilha! J).

Budapeste é a sexta maior capital da União Europeia, localiza-se nas margens do Danúbio. Fundada em 1873 pela junção das cidades de Buda (que significa água), Óbuda e Peste. Basicamente, a capital húngara divide-se em Buda e em Peste, separadas pelo Danúbio e unidas pela conhecida Ponte Széchenyi. Os hotéis mais caros ficam em Buda, e por isso muitos turistas ficam alojados em Peste, onde a rede de transportes também é mais eficiente (principalmente o metro).

Como chegar?
Partimos de Lisboa com a TAP e chegámos a Budapeste numa amena tarde de Primavera. Não consigo precisar qual o meio de transporte que podem utilizar até ao centro da cidade, pois tínhamos transfer até ao hotel onde ficámos hospedadas, o Soho Boutique Hotel (aqui), um simpático e bem localizado local para ficar, ainda que o pequeno-almoço deixe um pouco a desejar J

Tínhamos lido nos vários guias e nas diversas pesquisas realizadas na internet que na Hungria todos falavam inglês, Budapeste não poderia ser uma exceção (!!!), pensámos nós. Contudo, fomos surpreendidas com uma clara ausência de conhecimento da língua pela generalidade das pessoas com quem contactámos. Ainda assim, para quem já leu o post sobre Moscovo (aqui), Budapeste está bem mais rendida ao inglês do que a capital russa!

Fizemos a viagem por altura da Páscoa, uma época relativamente boa no que concerne ao clima e à tranquilidade da cidade, mas também inconveniente pois um dos principais pontos da cidade (Sinagoga) estava encerrada para comemorações nessa altura do ano.

Sinagoga

O que visitar?

Parlamento Húngaro
É possível fazer uma visita guiada ao Parlamento (gratuita para os cidadãos da União Europeia), uma das imagens de marca da cidade. Lamentavelmente, não tivemos oportunidade de visitar este espaço, mas recomendo um passeio de barco ao final da tarde pelo rio para que possam ver refletida na água a belíssima imagem do Parlamento nas calmas águas do Danúbio.
Nota: se comprarem uma viagem no autocarro panorâmico (lá vem ela falar do autocarro, pensam vocês J), esta pode incluir uma viagem de barco.

Parlamento, visto desde o barco

E por falar em Danúbio, nas suas margens, perto do Parlamento, podem encontrar o Memorial "sapatos sobre a margem do Danúbio", uma homenagem aos judeus aqui baleados durante a II guerra mundial. Os sapatos foram deixados para trás... hoje estão aqui representados em bronze.

Os sapatinhos de criança

Ilha Margarida
Este é o local indicado para um passeio mais tranquilo. Aqui é possível passear a pé ou de bicicleta, jogar ténis, ou simplesmente sentar na relva e contemplar a paisagem maravilhosa deste local. Podem chegar à ilha por transportes públicos, através do autocarro nº 26. Mas atenção, o mais provável é que o motorista não fale inglês, por isso aconselho que mostrem a imagem do mapa ou do guia que levam convosco para que se possam facilmente ultrapassar os problemas de comunicação! J
Por entre os lagos e os diversos jardins que por aqui podem encontrar, partam em busca daquilo que mais parece ser a Pequena Sereia dinamarquesa, rodeada por nenúfares, num ambiente tranquilo e verde.

Pequena Sereia??? :)

Váci Utca
Esta é a principal rua comercial da cidade. Aqui podem encontrar diversas lojas, restaurantes e perceber um pouco do quotidiano dos habitantes desta Paris do Leste. Era aqui que eu a E. todas as noites vínhamos para jantar (não nos aventuramos no goulash, pois os restaurantes italianos nesta zona era ótimos! J).
A visita pode começar por um passeio livre por esta rua, a principal zona comercial da cidade. Por aqui vão encontrar lojas e lojinhas, restaurantes, pessoas a passear sem pressa... é muito agradável. Nós almoçámos aqui todos os dias, a maioria, num restaurante italiano ótimo. Tenho pena de não me recordar do nome, apenas me lembro da esplanada e das mesinhas cobertas por toalhas aos quadradinhos vermelhos e brancos... mais típico de Itália não há (eu sei, estacamos na Hungria, mas não experimentámos as iguarias húngaras). Fiquem com algumas imagens...

Alguns dos pratos que eu e a E. experimentámos

Parque das Estátuas e Parque Memento

Claro que gostos não se discutem, mas para mim esta paragem é obrigatória. Quando se deu a queda do Comunismo, as estátuas das avenidas e dos parques da cidade vieram parar a este parque. É incrível olhar para a dimensão das esculturas! Aqui estão estátuas dos autores do Manifesto Comunista (Marx e Engels), de Lenine, de George Dimitrov, entre outros. Logo na entrada do parque pode ver-se uma cópia da base do monumento em honra a Estaline que esteve no centro de Budapeste (chamada "Praça das Botas" hoje em dia pelos habitantes locais). A estátua original foi destruída em 1956, tendo sido cortada pelo povo ficando apenas as botas de bronze do ditador.

Para chegar a este parque podem apanhar um autocarro direto em Deak ter. O preço da entrada no parque, na altura e confiando nos meus post-it, foi de 4.40 euros.

Os tais sapatos

Banhos Gellért
Os banhos são famosos. Fui lá espreitar, mas optámos por espreitar no parque de diversões que tinha mesmo em frente ao hotel. Se tiverem tempo, penso que uma banhoca neste hotel é uma boa sugestão.

Basílica de Santo Estêvão
A Basílica é visível de toda a cidade, pois a sua cúpula de 96 metros é da mesma altura que o próprio Parlamento. O mais interessante na visita a esta Basílica é mesmo a sua enorme porta principal com as cabeças dos 12 Apóstolos e a Sagrada Mão Direita (o antebraço de S. Estêvão está aqui mumificado).

Basílica
Ópera Nacional
É um espaço imponente e mágico, por dentro e por fora. Não tivemos a oportunidade de assistir a nenhum espetáculo, mas recordo-me de ler que os preços dos bilhetes eram baratos e mais em conta do que a visita guiada. À entrada encontram-se as estátuas de Liszt e Erkel, dois compositores húngaros.

A rua da Ópera, rua Andrássy, também é conhecia pelas suas lojas, restaurantes e lugares luxuosos.

Praça dos Heróis
Um espaço aberto que em tempos foi alvo de várias demonstrações comunistas. No centro da praça pode ver-se o Monumento ao Milénio. Foi também aqui que se ergueu a conhecia estátua de Michael Jackson num dos vídeos de apresentação do cantor (aqui).

Parque Városigled
Perto da Praça dos Heróis fica este parque, uma das áreas de lazer da cidade. Aqui podem visitar o Castelo de Vajdahunyad, que representa os diferentes estilos arquitectónicos desenvolvidos ao longo da História da Hungria. Um espaço muito bonito de conhecer!

Castelo de Buda
Uma paragem por estes lados também me parece obrigatória, principalmente para compreender, a partir do Bastião dos Pescadores, porque é que a vista que dali temos sobre a cidade é considerada património mundial pela UNESCO.

Bastião dos Pescadores
Vista da cidade
Vista da cidade sobre o Danúbio e o Parlamento
Exposição que estava na altura no Labirinto de Buda
No Labirinto de Buda
Fonte de vinho :) no Labirinto de Buda

Também nesta zona, na rua dos Lordes, aconselho uma visita ao Labirinto do Castelo de Buda, mas tenham muita atenção para não se perderem! :)

Compras

Não tive a oportunidade de comprar muitas coisas por aqui, apenas pequenas lembranças para a família. As Matryoshkas são uma das lembranças preferidas dos turistas e representam a fertilidade. Se encontrarem uma joaninha 3D na dita bonequinha ainda melhor, pois segundo os húngaros, as joaninhas (nem vos consigo reproduzir como é que eles dizem "joaninha"... o tradutor diz-me que é "katicabogár"!!!) ainda melhor, pois dão sorte! J

Junto ao Castelo de Buda podem encontrar um mercadinho onde são vendidas várias lembranças da cidade, cujo o atendimento é muito bom.

Entrada para o mercado

De resto, um pouco por toda a cidade podem encontrar as famosas Matryoshkas e os cubos de Rubik. O mais provável é que os funcionários andem atrás de si por toda a loja, o que incomoda um pouco. Tivemos um episódio caricato numa destas lojas: lá vinha a senhora atrás de nós e, pensando eu e a E. que por aqueles lados ninguém percebia português, lá fomos libertando alguns desabafos em relação àquela maçadora perseguição... ficámos chocadas por perceber que a senhora que nos seguia (e nos ouviu dizer que era uma chata) também sabia português, pois apesar de húngara, namorava com um português e vivia, imagine-se, em Braga!!!

Em suma... Budapeste é linda e a sua vista é património mundial da UNESCO. Não admira, a sua beleza é imensa...

Um grande beijinho e até à próxima viagem! :)