segunda-feira, 14 de outubro de 2013

São Petersburgo



Gostei tanto desta nova Veneza... 

Depois de uns belos dias em Moscovo, partimos para São Petersburgo. Fizemos a viagem num comboio rápido, o Sapsan, que apanhámos na estação de Leningradskiy (estação de metro Komsomolskaya). A viagem durou cerca de quatro horas, que passaram rapidamente (adormeci durante a viagem, talvez por isso me tenha parecido rápido).

Alojamento
Já em S. Petersburgo, a partir da estação, caminhámos a pé até ao hotel que nos acolheu numa estadia de cinco dias (quatro noites). Escolhemos um hotel recomendado pelo Booking e pelo Tripadvisor, o Martin Hotel (aqui). Apesar do susto ao vislumbrar a sua humilde fachada, logo que entramos percebemos que estávamos num local que justifica, e muito, a excelente pontuação que lhe atribuem. Com uma localização ótima, numa rua perpendicular à Nevsky Prospekt (principal rua da cidade), a dois minutos da estação de metro (Mayakovskaya) e a cerca de dez minutos, a pé, da estação de caminhos de ferro. Muito limpo e bonito, com tudo aquilo a que temos direito. 



O quarto
Como o hotel é pequeno, todas as manhãs levam o pequeno almoço aos quartos, de acordo com a seleção feita no dia anterior.


O pequeno-almoço
Se compararmos S. Petersburgo com Moscovo, encontramos algumas diferenças. Antes de mais, a barreira linguística em S. Petersburgo é ligeiramente menor, existem indicações em romano por toda a cidade, mas o inglês ainda não é assim tão bem compreendido como gostaríamos...

O cirílico continua a dominar, mas há várias placas em inglês. Esta foto é de Moscovo, mas podia bem ser de S. Peter.
S. Petersburgo assemelha-se mais a uma das muitas capitais europeias que conhecemos, enquanto em Moscovo sentimos que estamos num mundo muito desconhecido ainda. 

Conhecida como a “Veneza do Norte”, a antiga Leningrado apresenta-se com maravilhosos canais que convidam a uma viagem de barco. Nós fizemos essa viagem, com muitooo frio e ouvindo a guia falar russo durante todo o percurso. Chegou a ser engraçado tentar adivinhar o que a senhora estava para ali a dizer. J

Já agora, uma outra diferença entre esta cidade e a capital é o facto de S. Petersburgo se apresentar com uma maior luminosidade. Moscovo é mais escura, apesar das cores que predominam na Praça Vermelha.

Curiosidades
Penso que nunca vi tantos casamentos na rua como aqui. Pelo que vi e li, os russos valorizam muito o casamento e S. Petersburgo é uma cidade bem romântica, não me admira que alguns russos optem por casar por lá. É comum ver os noivos a passear pelas ruas com os convidados (os casamentos que vi tinham, em média, cerca de 10 convidados apenas) e a beber champanhe. É ainda tradição colocar um cadeado numa das pontes da cidade para selar a união, tal como em Moscovo.
Um dos muitos cadeados
Em S. Petersburgo veem-se mais flores do que em qualquer outro lado. Para além das tradicionais floristas, há máquinas que vendem flores... sabem aquelas máquinas em que metemos a moeda para sair um bonequinho? Aqui saem flores... e há floristas 24h!

Os homens são cavalheiros, ajudando as mulheres a pegar em qualquer tipo de peso. Contudo, as mulheres na Rússia têm ainda um papel de alguma inferioridade em relação ao homem. Por exemplo, nos transportes, no comércio, nos museus, em todas as zonas de "trabalhos mais leves", os cargos são ocupados por mulheres, enquanto que as profissões de maior estatuto social parecem pertencer aos homens.

Os russos estão entre os maiores fumadores do mundo. Tal como em Moscovo, também em S. Petersburgo o tabaco é vendido a um preço muito baixo... Pode fumar-se nos restaurantes, nos bares, nas discotecas (aqui não há mesmo área para não fumadores), em praticamente todo o lado. Apenas nos transportes públicos o acesso ao tabaco é proibido. Para além do tabaco, também a vodka parece assumir uma importância extrema para os russos, mas isso toda a gente sabe! Vejam a foto abaixo, existia mais vodka do que água no supermercado. 


Difícil é escolher...
Os russos adoram crianças, o que faz com que por toda a cidade se vejam miúdos em excursões com as escolas e/ou colégios. Ainda que timidamente, libertam sempre um “hello” para os turistas e nós só pensamos espero que esta nova geração saiba dizer mais qualquer coisa em inglês do que ‘hello’... 

Lá vão os meninos todos quentinhos
Segurança
Aqui não posso dizer que me senti segura o tempo todo, até porque assisti a dois assaltos durante o dia, ambos no mesmo local (em frente à Igreja do Sangue Derramado). Os carteiristas organizam-se em grupos de três, fazem-se passar por turistas ou vendedores de programas turísticos e assaltam as pessoas sem que estas se apercebam. As mochilas nas costas parecem ser o alvo preferencial. Penso que com alguma atenção é possível ter uma estadia segura em S. Petersburgo. 

Curiosamente, na última noite, saímos do hotel pelas 6h da manhã para apanhar o comboio, o movimento na rua era tanto que não parecia existir ali qualquer insegurança. Aliás, há imensas lojas e supermercados que estão abertos 24horas. É apenas necessário alguma atenção às pessoas que bebem em demasia.

Compras
Antes de mais, em relação à moda, em S. Petersburgo as pessoas vestem-se bem melhor do que em Moscovo. Aliás, nesta cidade tudo parece estar "arranjadinho" e "combinadinho" :)


A Michael Kors no shopping Galeria

A melhor zona para compras, a meu ver, é a  Nevsky Prospekt. Fui a um centro comercial interessante, chamado Galeria, mesmo ao lado da estação de comboios.  
As lembranças que podem trazer de S. Petersburgo são as mesmas que descrevi no post anterior (aqui). Deixo-vos apenas uma nota especial em relação à compra de bebidas alcoólicas. Se fizerem um voo com escala, tal como me aconteceu, não vos será permitida a compra de vodka no aeroporto. Assim, se pretendem trazer vodka convosco, será melhor tentar compra-la na cidade e envia-la para a mala de porão (ou então comprar vodka russa no aeroporto de Frankfurt).


Uma das bancas do Mercado de Lembranças perto da Igreja do Sangue Derramado
Transportes
A rede de transportes é boa, tal como em Moscovo. Contudo, aqui o metro não nos leva a todas as principais atrações. Aconselho-vos a comprar um bilhete para o City Tours, pois planeando bem o dia têm transporte para as atrações “sem metro” de uma forma muito prática.

Os condutores, tal como em Moscovo, são loucos. Na noite anterior ao nosso regresso, assistimos a três acidentes. Excesso de velocidade, condutores que ignoram o sinal vermelho e os peões, buzinadelas sem qualquer propósito, inversão de marcha quando lhes apetece... enfim, não poderia dar um bom resultado! Tal como em Moscovo, rotundas não existem... J


Gastronomia
A comida russa, de uma forma geral, é boa. Se não se quiserem aventurar pelos pratos russos, não se preocupem pois há muitos restaurantes japoneses e italianos pela cidade. É bastante curioso, pois em S. Peter os restaurantes são, de facto, muito giros! O Kalinka-Malinka (lembram-se da música?) fica mesmo ao pé do Museu Russo. 

Agora vamos falar um pouco da gastronomia local... Para entrada podem pedir um pratinho de sopa, o famoso borsch (um prato tradicional da Ucrânia mas muito consumido por aqui, à base de beterraba e carne); uma salada russa (ótima, parecida com a nossa) ou um blini com qualquer coisa (caviar e salmão são os recheios mais vendidos). Depois, podem comer um qualquer prato de carne ou peixe que vos pareça mais saboroso (não há muito que enganar na comida russa). Para acompanhar uma kvas (cerveja doce, não gostei!) ou um mors (sumo vitaminado com uma bela cor, cor de rosa, e um excelente sabor). Para sobremesa, aconselho-vos a fazer uma paragem no KE para provar um bolo de chila ou uma tarte de maça.


E agora perguntam-me: “é caro comer em S. Petersburgo?” Não! Aliás, encontramos um local que confeciona comida russa, muito concorrido entre os locais, com um aspeto delicioso e, ainda por cima, barato! É um self-service com um aspeto delicioso, com uma grande diversidade de iguarias. O preço por pessoa, com bebida, duas entradas, prato principal, sobremesa e café custa cerca de 10/15 euros por pessoa. 

Querem saber o nome do tal restaurante, certo?  
Chama-se Market Place e fica mesmo na rua principal, na Nevsky Prospekt.

Existem ainda vários locais onde podem fazer uma paragem para lanchar ou simplesmente para tomar um capuccino. Aconselho, tal como em Moscovo, o Coffee Shop Company (Austríaco) ou um coffeshop russo que encontram por toda a cidade, cujo nome não consigo reproduzir... lamento...

Pratos russos do Market Place
Borsh, muito bom!
Uma opção japonesa num restaurante japonês.
Outra opção japonesa...
Entrada do Market Place
Interior do Market Place. Adorei!
O que visitar?

Nevsky Prospekt
Esta é a principal rua da cidade. Cheia de movimento, espaços comerciais e bonitos cafés. É também nesta via que podem encontrar algumas das atrações da cidade, como a Igreja da Nossa Senhora de Kazan, a igreja Arménia, uma ponte lindíssima por cima de um canal com vista para a Igreja do Sangue Derramado.

Também aqui podem encontrar o café Singer, um enorme espaço onde podem fazer uma paragem para comer qualquer coisa, ou para apreciar a vasta coleção de livros... São muitas as livrarias que vão encontrar por toda a cidade, os livros não parecem ser muito caros e os russos parecem valorizar a leitura. É também neste espaço que podem encontrar os famosos cadeados (“zamok”) para colocar nas grades de uma das pontes da cidade, como símbolo de uma história de amor Eu trouxe o meu... 


Aqui está a minha recordação :)
Uma paragem obrigatória é o KE, uma enorme pastelaria (não sei lhe poderei chamar assim) com uma diversidade de produtos de elevada qualidade. É imperdível, as tartes de maça aqui são ótimas! Podem ainda encontrar aqui o nosso azeite Herdade do Esporão, uma grande diversidade de chocolates belgas de qualidade e caviar preto a preços pouco acessíveis. Este café também atrai pela sua lindíssima fachada, repleta de figuras suspensas e bonequinhos de madeira animados. Deixo-vos com algumas imagens.

O interior do KE
Coisas boas do KE
E mais docinhos KE
A montra... tão gira...

Desculpem o excesso de imagens KE, mas não resisto... aqui vão mais algumas...




Interior do tal Coffee Shop, cujo nome não sei escrever... nem dizer :)
Hermitage
O Hermitage é talvez o museu mais importante da cidade. Com uma vasta coleção de obras (e.g., aqui está a famosa Madona Litta de Leonardo Da Vinci) e com salas decoradas ao estilo czarista. Do Hermitage faz ainda parte do Palácio de Inverno, cuja cor atrai imensas fotos. 

Mona Litta, não é fácil fotografar, tantos são os turistas que aqui contemplam a obra...
O teto de uma das luxuosas salas do Hermitage
Hermitage
Uma das salas do Hermitage
Palácio de Inverno, Hermitage

O preço da entrada são 400 rublos e não há estação de metro nas suas proximidades.

Igreja do Sangue Derramado
Esta igreja ortodoxa é, literalmente, de cortar a respiração... por dentro e por fora! Vale a pena visitar esta igreja por dentro e deslumbrar-se com os fantásticos ícones com compõem harmoniosamente as suas paredes.

Mesmo em frente da igreja existe um mercadinho de lembranças muito engraçado, com matrihoskas para todos os gostos (há uma foto deste mercado neste post).

Igreja do Sangue Derramado
Uma foto mais próxima...
E mais uma...
E agora uma com a Pipinha :)
O interior da Igreja
Museu Russo
Este museu é dedicado essencialmente à arte russa, enquanto que no Hermitage encontramos arte de todo o mundo. Por opção, não visitei o interior deste museu. 

Mesmo em frente ao Museu Russo podem encontrar um jardim com a estátua de Pushkin e à esquerda desta, está o famoso restaurante Kalinka-Malinka.
Museu Russo
Fortaleza Pedro e Paulo
Vale a pena uma passagem pela fortaleza e não existe uma estação de metro próxima para chegar até aqui. Optamos por comprar uma viagem do City Tours (cerca de 500 rublos) e, durante 24 horas, pudemos visitar os locais mais distantes com este meio de transporte.
 
Vale a pena uma passagem por aqui para conhecer a catedral de S. Pedro e S. Paulo.



Curioso olhar para a discrepância entre o opulento corpo e a pequena cabeça e finas mãos... 
Catedral de St. Isaac
Vale bem a pena fazer uma visita a esta catedral, lindíssima por dentro e por fora! É também interessante subir até à torre e apreciar as vistas da cidade. Mas... preparem-se para a subida dos degraus, se não estão habituados a fazer exercício físico vão ficar “de língua de fora”, como eu fiquei! J


É muito curioso perceber a história da catedral, que na altura da construção matou várias pessoas com a queda de mármore e inalação de mercúrio (usado para pintar a cúpula).

A Catedral de St. Isaac
A vista do cimo da Catedral
Peterhof
Acreditem que vale mesmo a pena uma passagem pelo Peterhof. A vigem até lá não fica muito barata, uma vez que precisam de pagar o meio de transporte, a entrada na propriedade, a entrada no palácio e ainda a entrada nos jardins (se quiserem visitar, claro). 

Vale bem a pena apanhar o hydrofoil, perto do Palácio de Inverno. Uma vez em Peterhof, no Golfo da Finlândia, é só apreciar a calmia, a beleza das fontes, a organização do espaço, a limpeza, tudo parece estar em hamonia... o palácio é lindo! Não me recordo de ter visto nada tão luxuoso até visitar este lugar, o refúgio de Pedro o Grande. 

Este espaço foi ocupado pelos nazis durante a II Guerra Mundial e nessa altura o palácio foi destruído, tendo sido reconstruído posteriormente.








Catedral Nossa Senhora de Kazan
Esta catedral também é muito bonita e aqui, se as meninas não levarem um lenço para cobrir a cabeça, podem ser olhadas de canto. 

Mesmo em frente da igreja, podem encontrar a estátua de Catarina a Grande, que adquiriu várias obras de arte para o Hermitage.




Sinagoga e Teatro 
Recomendo ainda uma passagem pela Sinagoga e pelo Teatro, que ficam muito próximos.  


Sinagoga
Sinagoga
Teatro


Dicas
Aconselho a que as meninas levem sempre um lenço grande para poderem colocar na cabeça quando visitarem as igrejas ortodoxas e catedrais. As russas levam sempre o seu lencinho, que apertam cuidadosamente, tapando todo o cabelo.

Uma dica para esta cidade e para outras também, é que verifiquem os dias da semana em que as atrações estão fechadas ao público. Há sempre um dia de fecho, será muito desagradável se perceberem, no último dia de viagem, que aquela visita que tanto queriam fazer fica cancelada porque se esqueceram de ver o período de descanso semanal/mensal (e.g., o Peterhof fecha uma vez por mês para limpeza, para além do normal período de descanso).

A visita que fiz decorreu na última semana de setembro, altura em que já estava um frio de rachar! Apanhámos temperaturas de 5ºC (por vezes menos) durante a nossa estadia. 

A melhor época para visitar a cidade parece corresponder aos meses de maio e junho, uma altura em que o sol nunca de põe (as chamadas noites brancas). Se quiserem fazer a viagem no inverno, então aconselho-vos a levar muitos agasalhos devido ao frio que se faz sentir. Se houver neve, podem deslocar-se a uma aldeia para fazer uma viagem, imagine-se, de “troika”, o famoso trenó ;) deve ser tão giro no Natal...


Que frio passei nesta voltinha de barco... não fosse a mantinha...
S. Petersburgo é mágico, vale mesmo a pena uma paragem por estes lados. 
Por mim, resta-me despedir-me, até à próxima viagem... 


Um beijinho
Pipinha***

3 comentários:

  1. Bem que report 5*! confesso que adorei,Moscovo e S. Petersburgo parecem cidades que vale mesmo a pena conhecer! Babei-me literalmente ao olhar para as tuas fotos da "pastelaria"!! E adoro a tradiçao dos cadeados!!
    Fiquei um pouco surpreendida com os relatos de assaltos confesso...só por isso, o meu ânimo para conhecer a Rússia diminuiu ligeiramente..mas que tem sitios lindíssimos tem mesmo...
    Obrigada pela descriçao mt pormenorizada dos teus reports ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que miminho tão bom este teu comentário Séli, adorei! :) Obrigada!
      Não fiques assustada com os assaltos, é mais uma questão de estarmos atentos... Em Barcelona já assisti a três, mas não consigo deixar de passar por lá quando posso (Barcelona pareceu-me muito mais insegura do que S. Petersburgo).
      Tu que gostas tanto de viajar, não podes perder S. Petersburgo!
      Um grande beijinho***

      Eliminar
  2. de nada ;) gostei msm!
    Bem já estive em Barcelona e efetivamente não me senti insegura...realmente é uma questão de sorte!!
    O destino fica adicionado à lista de interesses :)
    bjinhos

    ResponderEliminar