terça-feira, 5 de abril de 2016

Trip Itália - Verona


Ciao Sweeties!!

(Não me poderei responsabilizar pela quantidade de corações libertada em cada parágrafo deste post).


A Arena iluminada à noite, sem qualquer filtro e com seu coração
Preparados para prosseguir a nossa romântica e melosa voltinha por Itália? No post anterior (aqui) contei-vos tudo sobre Florença, cidade de onde partimos para o local onde a mais bela (e trágica) história de amor foi contada ao mundo. 

Verona... 

Sempre quis visitar Verona e agora que lá estive percebo porquê... devo dizer-vos que não me importava nada de me mudar para lá já amanhã, de malas e bagagens!! 

Como chegar

Seguimos viagem de comboio, a partir de Florença, e chegamos a Verona em cerca de uma hora e meia (trocamos de comboio em Bolonha). 

Em Verona ficamos num hotel próximo da estação ferroviária, já que duas noites depois seguíamos viagem. Ficamos no Sole Hotel Verona (aqui), que recomendo muitoooo! Recebeu-nos um simpático italiano que viveu um ano em Lisboa e que falava muito bem português. Nada como ser recebido em português, não é verdade? No quarto tínhamos flores em cima da cama (ainda que de plástico, não fossem os hóspedes alérgicos!), o que já nos dava um "cheirinho" da cidade romântica que iríamos explorar no dia seguinte.

O que fazer  

Acordamos e o dia não podia estar melhor! Um céu azul azul, prontinho para nos brindar com um magnífico e colorido dia! J

Piazza Bra
Desde o hotel caminhamos até ao centro da cidade, o que demorou cerca de 15 minutos. Entramos na parte mais central a partir da Porta dei Borsari para logo chegar à Piazza Bra. É nesta praça que está a maior atração da cidade, a Arena de Verona. Também se encontram aqui animados cafés com esplanadas repletas de gente e um belo jardim. 


O jardim com um direito a pano de fundo

Arena
É um dos mais importantes anfiteatros da Era Romana e está tão bem preservado que ainda hoje, no verão, aqui se realiza o festival de ópera da cidade. A Arena tem capacidade para mais de 25 mil espectadores, por isso já estão a ver a dimensão da coisa! 
O bilhete de entrada custa 10 euros e vale bem a pena! 

A Piazza Bra e a sua Arena, às 9 a.m.
Na Arena a ver os preparativos para o espetáculo... neste caso, a "fazer-se à" foto

Piazza delle Erbe
A partir da Arena, atravessando a via Manzini e os seus queridos escaparates, chegamos à Piazza delle Erbe, onde pelas manhãs se realiza um animado mercado onde se podem comprar copinhos de fruta e vários recuerdos de todo o tipo (inclusivamente de outras cidades italianas...)

Piazza delle Erbe
Fonte da Madonna Verona

Casa de Julieta 
Desde a Erbe (vou chamá-la assim porque, depois a termos cruzado 1500 vezes, ficamos íntimas), caminhamos até ao número 23 da Via Capello, onde a confusão estava instalada! Tínhamos chegado àquela que, supostamente, seria a Casa de Julieta. 

Cruzamos o portão, passamos pela parede colorida com cartas de amor e ao fundo avistamos a estátua da pobre Julieta, uma bela figura de bronze de N. Costantini. Foi aí que vimos um mar de gente a tentar segurar o seio da senhora J Bem... não vou criticar porque fiz exatamente o mesmo!! Diz-se que quem tocar no peito de Julieta tem a oportunidade de conseguir o "amor eterno". 

Sou muito supersticiosa com estas coisas

Eram várias as pessoas que aqui se encontravam, sentadas, a escrever cartas de amor num acesso quase instantâneo de inspiração. Também devo dizer que li coisas bastante estranhas nestas paredes... frases sobre os Illuminati incluídas! Milhares de pastilhas elásticas seguram estas mensagens de amor.

As paredes sem espaço para mais...

Li algures que limpam as paredes e recolhem as cartas duas vezes por ano: na véspera do dia de S. Valentim e no dia 15 de Setembro, antes do aniversário de Julieta. Não sei bem o que lhes fazem, mas gosto de (quase) acreditar na história do filme Cartas para Julieta

Para subir até à famosa varanda têm que entrar no museu que, posso assegurar, não vale a pena... excepto se quiserem tirar a foto lá em cima (claro está que não deixei passar a oportunidade de faze-lo). 

Ainda que não existam, no dia de hoje, provas da existência de Romeu e Julieta... e que saibamos que tudo não passe de um mito de Shakespeare, que curiosamente parece nunca ter visitado Itália... este espaço respira amor!! J

Eu na varanda, do tamanho do Super Mario antes de comer o cogumelo! 

Ao final da tarde, fecham os portões mas ainda assim podem ver o pátio iluminado...

Adoro esta foto, sem qualquer filtro...

 Ah! Ainda não tinha dito que a entrada até ao pátio é gratuita. Para entrar na casa pagam 6 euros. 

Também existe a casa de Romeu, claro! Passa despercebida à maior parte dos turistas, ainda que aí também residam algumas mensagens de amor. É hoje em dia uma propriedade privada e, como tal, não se pode visitar. 

Castelo S. Pietro
Atravessando a ponte que cruza o rio Adige, e subindo a encosta até ao Castel S. Pietro, obtemos uma vista fantástica da cidade. É, efectivamente, linda e parece retirada de um conto de fadas.

Que lugar maravilhoso!


Deixem-se perder pela cidade...

Duomo
Mais? 
De resto.... percam-se e apaixonem-se pelas ruas queridas que vão encontrando pelo caminho...


Onde comer

Apesar de não ser uma cidade muito grande, as opções à hora de almoçar ou jantar são várias. Há alguns restaurantes com lindas esplanadas à beira rio. 

Não é fofo?

Du de Cope
Lemos no Foursquare comentários muito positivos sobre as pizzas do Du de Cope, por isso lá fomos tentar comprovar a veracidade dos mesmos. Quando entramos achamos que o restaurante era um pouco escuro, mas logo vimos os pratos a chegar para as mesas e esquecemos as cores do restaurante. As pizzas são deliciosas e, bastante importante, havia vários locais neste sítio. 

Du de Cope

Osteria Del Bugiardo
É um pouco mais "requintado", vamos chamar-lhe assim, quando comparado com o anterior. Não tinham uma grande diversidade de pratos disponíveis, mas o que havia estava delicioso. Comi lasanha e de entrada uma tábua com queijos selecionados e presunto (acho que já estava com saudades do jamón). Tudo maravilhoso! 
Esta osteria também é conhecida pela qualidade do seu vinho, que segundo o C. é ótimo (eu não bebo!!). 

Estava deliciosa

Caffè Borsai
Também vale a pena uma paragem para um café no histórico Caffè Borsari, cujas prateleiras estão repletas de bonecos da Disney. 



Em suma... e com muita nostalgia!

Verona foi das cidades mais bonitas que conheci, pequenina e com muito encanto. A Verona vamos voltar garantidamente, no dia de S. Valentim... quando a cidade se enche (ainda mais) de magia e amor. Falta também conhecer o Lago Garda, o maior lago de Itália. É sempre bom ter motivos para voltar, ?
De qualquer forma, penso que um dia é o suficiente para conhecer esta apaixonante cidade. 


Posso ficar please???
Ah! Já me esquecia de vos contar tudo sobre o simples outfit: camisola cinza (Zara), saia de botões (Sheinside), sapatos (Cubanas Shoes), mochila (Love Moschino, na Estribo de Braga), casaco (Pepe Jeans, bastante antigo!). 

Apesar de pequenina, a cidade tem imensas lojas

E claro que Verona também serve para fazer umas boas comprinhas!! De um lado do coração vê-se a Arena e do outro... a LV. 

Sei que nem todas as histórias de amor têm um final feliz, mas também creio que os momentos bons são para se aproveitar sem pensar muito no "diz-se que"... a vida é feita de pequenas partículas às nos cabe, a cada um de nós, atribuir significado... estou a ficar lamechas... 

Não podia terminar este texto sem vos contar uma coisa... Fui pedida em casamento em Verona, nestas mini férias da Páscoa. Numa bela noite de Primavera... com a lua e a Arena como pano de fundo... E estou muito feliz com este pequeno grande momento! :) 

Un bacio!
Pipinha

1 comentário: