sábado, 24 de maio de 2014

É tudo uma questão de cor...

Todas as estações o ritual parece repetir-se... quais serão as cores mais usadas? Quais as tendências que ditam as grandes passarelas? Qual a cor do ano para a Pantone? 

Relativamente às cores, e à moda em geral, não podemos esquecer o inteligente pensamento de Coco Chanel, as modas passam, o estilo permanece. Sim, porque, tendências à parte, todos/as temos um estilo próprio, todos/as temos gostos particulares que devemos SEMPRE respeitar e considerar. Estão a ver quando nós dizemos o cinzento a mim não me fica nada bem... é a esse feeling praticamente inato que me refiro (claro que haverá sempre quem não o tenha, mas isso é outra história ehehehe). 

E quando a cor não me fica mesmo nada bem? E quando aquele biquini reduzido se usa imenso e nos faz sentir nuas quando o usamos? Pois é... aqui a regra é sempre a mesma: BOM SENSO!!! Nestas alturas o que conta mais: estar na moda ou escolher um estilo favorecedor e harmonioso? Sem dúvida que a segunda opção estará sempre correta. 


Então, se eu gosto muito de cor de rosa (como adoro!!!) e essa cor não me fica bem, significa que a solução passa por eliminar essa cor do meu closet? Claro que não!!! Existem vários tons de rosa, só tenho que encontrar aquele que mais me favorece. Um rosa pastel pode não ser adequado, mas um rosa mais forte pode ficar perfeito. Há solução para tudo! :)

Como escolher as cores que mais me favorecem? 
O ideal é que exista uma harmonia entre a cor da minha pele, do meu cabelo, dos meus olhos e as cores das peças de roupa que vou usar. 

Existem as chamadas cores quentes (que dão uma sensação de calor, como os vermelhos, os laranjas e os amarelos) e as cores frias (que, contrariamente, dão uma sensação de frescura, como os azuis, os verdes ou os violetas). 

Basicamente, podemos dizer que há pessoas de harmonia fria (pele clara, cabelo louro/preto, olhos azuis/verdes/pretos) e quente (pele morena, cabelo louro escuro/castanho, olhos castanhos/mel). Para alguns especialistas, quanto mais características frias, mais me favorecerão as cores frias no vestuário, e vice-versa. Assim, a priori alguém com os olhos verdes (fria), cabelo preto (fria) e pele morena (quente), tem uma predominância fria e as cores frias serão mais indicadas para si. Contudo, isto nem sempre acontece... pois podemos ter duas características frias, mas uns quentes olhos castanhos que sobressaem imenso e que acabam por "determinar" a nossa tendência quente. Cada caso é um caso

Dica: sem maquilhagem e num espaço com luz natural, coloquem um tecido de cor quente num dos ombros, junto ao pescoço, e outro de cor fria do outro lado. Qual vos favorece mais? Qual ilumina mais o vosso rosto? ;)

Teorias à parte, vou agora mostrar-vos algumas cores tendência desta estação, com fotografias que tirei na viagem a Milão. O que parece predominar nestas fotos e nas pesquisas que tenho feito? A feminilidade do ROSA, a inteligência associada ao AMARELO, os TONS PASTEL, a paz do AZUL, a frescura do VERDE, a vitalidade do VERMELHO... 


Para além das cores tendência, esta estação será marcada pelo estilo tribal, pelo xadrez, por slogans e mais slogans (nas tees, nos vestidos, nas capas de telemóvel), pelos queridos crop tops, pelos padrões floridos (sobre os quais escrevi aqui), pelos jumpsuits, calções de ganga com pom pom, por rendas, tule, vestidos compridos...Basicamente, temos roupas descontraídas e divertidas.  Aqui ficam algumas destas tendências da já conhecida Trendy Bazaar (aqui). 


Lembrem-se sempre, não existe maior tendência do que aquela que nos favorece e que nos faz sentir bem!!!

Um grande beijinho
Pipinha***

Nota: Imagens Sweet by Pipinha, Trendy Bazaar e Pinterest (Coco Chanel). 

2 comentários:

  1. Adorei o post Pipinha! Há uns anos tinha visto uma reportagem nos canais franceses que explicava a técnica das cores frias e quentes e usar um tecido para ver qual a cor ns favorece. Na altura sugeriram o seguinte: para cores quentes usar um tecido dourado e para as cores frias um tecido prateado, e funciona! foi assim que descobri que as cores frias me valorizam mais! Alias adoro o rosa pastel mas em mim morre muito pq tenho a pele branquinha, o cabelo escruo mas os olhos castanhos/mel .. No entanto na altura em que fui loira a tendência inverteu-se :) e realmente faz todo o sentido pq mudando a cor d ecabelo o tipo de cor predominante inverteu-se ! e na altura lembro-me de pensar que havia roupas que ja nao me ficavam tao bem desde que tinha mudado de cor de cabelo! Agora percebi pq! tem a ver com 3 elementos: cor dos olhos, pele e cabelo!! Na tal reportagem só tinham explicado a técnica mas não a "teria" que estaria por trás :) Obrigada pela partilha!! Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Séli, obrigada pelo teu comentário e pela dica :)
      De facto, quando mudamos a cor do cabelo e/ou a cor da pele, temos que fazer um novo "estudo"... pois a tendência muito possivelmente muda, como também aconteceu no teu caso quando tinhas o cabelo mais claro. A ideia é sempre encontrar a harmonia entre os três elementos (cabelo, olhos e pele), a cor que vamos usar e o que nos faz sentir melhor ;)
      Beijinhos grandes***

      Eliminar