segunda-feira, 28 de abril de 2014

Milão e Lago Como

Viagem 2014 - "pós-blogue"

Ciao :) 
O que haverá para dizer acerca desta cidade, que muitos caracterizam como “industrial”? Eu diria que muito... Milão é a capital mundial da moda, é uma cidade bonita, com pessoas simpáticas e acolhedoras (para não dizer que são giras que se fartam e cheias de glamour), com alguma variedade de atividades culturais e sociais, bem como espaços de lazer aprazíveis.

Não é fácil para mim dizer que não gosto de uma cidade, até porque acho que cada uma tem o seu encanto e muito para mostrar. Para mim, Milão, foi uma agradável surpresa... gostei tanto desta viagem! 

Como chegar
Chegámos ao aeroporto de Malpensa com a TAP e, de lá, partimos rumo ao centro da cidade através do Malpensa Express (10 euros – aconselho a compra do bilhete de ida e volta – 16 euros). É uma viagem que dura aproximadamente 40 minutos, pelo menos em dias/horas de pouco trânsito. Como chegámos ao centro da cidade depois da meia-noite, numa agradável noite de março, o metro já se encontrava encerrado, o que nos levou a apanhar um táxi até ao hotel. 
O hotel em que ficámos alojados tem três estrelas, Hotel Nuovo Marghera (aqui), mas todas as condições para quem visita a cidade por pouco tempo. Muito central, mesmo ao lado da estação de metro Wagner, com quartos limpos, cómodos e um pequeno-almoço simpático. A desvantagem, para mim, é o Wi-Fi, que não está incluído na tarifa do quarto.

O que fazer
Passei apenas 4 dias em Milão (3 noites), mas fiquei com a sensação de que foi o tempo suficiente para conhecer o espírito e a beleza inerentes a esta belíssima cidade. Claro que muito ficou por ver e conhecer, mas convém que assim seja, para que haja vontade de regressar.

A Praça Duomo é um dos pontos de referência da cidade. Uma ampla praça onde se concentram imensas pessoas, onde parece que se passa constantemente alguma coisa, espetáculos de rua, exibições de artistas profissionais e amadores que por ali mostram o seu talento nas mais variadas artes... O C. contava-me no outro dia que, na sua primeira visita a Milão, saiu do metro e, ao subir as escadas até à Praça Duomo, ouviu o hino italiano, cantado por centenas de pessoas.... impressionante, sem dúvida. Imagino que eu não seja a única pessoa a achar que o italiano é das mais encantadoras línguas do mundo, pois não? J


Uma visita à Catedral é obrigatória. A entrada é gratuita e, pelo menos aparentemente, não existem restrições quanto à indumentária dos visitantes, como acontece muito por Roma (apesar de ter lido que havia um controlo a este nível, entrei com uma saia curta sem problema... de qualquer forma, caras leitoras, levem um lenço para o caso de existir um controlo “mais apertado” por parte dos meninos de belíssimos olhos verdes que nos revistam as carteiras J).

Depois de visitar a catedral, aconselho a que se dirijam à sua lateral e comprem o bilhete para subir ao telhado, pelas escadas (7 euros) ou elevador. Optámos pelas escadas pois pensámos nas loucuras gastronómicas que tínhamos cometido e íamos continuar a cometer durante a nossa estadia... 

A vista de lá de cima....

A partir da Duomo nada como uma voltinha pela Galleria Vittorio Emanuele, onde podem fazer compras ou simplesmente apreciar as luxuosas lojas de alta costura que por aqui se concentram. Destaque para a Prada, masculina e feminina, mesmo no centro da galeria. Mesmo ao lado da Prada, não se esqueçam de parar para pisar os órgãos genitais (isto soa tão mal...J) do pobre touro que está no chão e dar três voltas completas, pois diz-se que esse estranho ato traz sorte. Se traz sorte ou não, não sei... o melhor é fazer e logo se vê!!!

Aqui podem ver a porta do paraíso :) a entrada para a Galleria Vittorio Emanuele
Toca a pisar o pobre animal...
Direção: Prada! :)
A Prada vestida de amarelo, azul e vermelho. Love it!

Nestas galerias podem ainda encontrar bons cafés para uma paragem para um cappuccino ou para uma refeição, se for caso disso (apesar do luxo que aqui existe, os restaurantes são diversos e há locais económicos para almoçar e jantar). Para uma refeição mesmo ligeira nesta zona, aconselho o Spotini onde podem saborear deliciosas fatias de pizza preparadas na hora e no forno.... 


Spontini
Seguindo a pé pelas galerias, ao chegar ao Theatro alla Scala, podem virar à esquerda e percorrer mais uma rua cheia de marcas luxuosas para mostrar às carteiras mais felizes... e percam-se na rua paralela que nos leva até às magnificas lojas Gucci, Prada, Hermés...

Palavras para quê...
Bem, mas nem só de compras esta cidade é feita... e haverá um post no blogue apenas dedicado às tendências da estação, diretamente de Milão! Por isso...

Milão é também História e Arte. Veja-se o talento imenso de Leonardo Da Vinci, que por aqui está preservado. Aconselho uma visita à Última Ceia, mas para que o façam será necessário comprar o bilhete com vários dias de antecedência. Pelo que li na internet, aconselha-se que a compra seja efetuada com 3 meses de antecedência, dado que os ingressos esgotam logo que ficam disponíveis. Confesso que comprei os bilhetes com cerca de três semanas de antecedência, mas já só existiam 6 vagas para as datas que  pretendíamos. Dessas, uma era isolada num dos dias (éramos dois e queríamos ir juntos, claro) e as outras eram num domingo às 8:30h da manhã. Lá teve de ser... 8:30h... ainda por cima tínhamos que estar lá com 20 minutos de antecedência e adormecemos... chegámos cerca de 5 minutos antes da hora e não houve problema. A visita é muito controlada e pontual, a segurança é apertada. Entrámos para a sala onde está a obra de arte e apenas pudemos permanecer lá por 15 minutos, depois dos quais já outro grupo esperava ansiosamente pela entrada. Confesso que gostei muito de ver a “Última ceia”, depois de tudo que se diz e escreve a seu respeito. Li algures que alguém a considerava a obra de arte mais triste do mundo, devido ao seu estado de deterioração... acredita-se que daqui a uns anos já não se possa contemplar a obra, pois a pintura tende a desaparecer com o tempo... por isso, visitem, antes que desapareça! J O preço da entrada é de 8.5 euros por pessoa.

Depois de saírem daqui, podem sempre espreitar a igreja de Santa Maria dele Grazie e de lá caminhar até ao Museu da Ciência e da Tecnologia (Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vincionde se percebe claramente o porquê de Leonardo da Vinci ser considerado um génio. Aqui encontram-se descrições das suas teorias anatómicas, das suas explicações físicas para a realidade... um trabalho impressionante e que merece bem uma paragem para nos dedicarmos à leitura. Adoro os museus da ciência, principalmente porque nos dão a possibilidade de “mexer”, de experimentar. Também no Museu da Ciência de Milão podem encontrar essas experiências e conhecer factos tão interessantes, como a própria história do telefone ou a evolução do computador. Gostei muito deste museu, mas devo dizer desde já que isso é sempre muito relativo... se não gostam de ciência, talvez esta não seja uma visita imperdível.


O bilhete de entrada para a Última Ceia
Os estudos anatómicos de Leonardo da Vinci. Impressionante como este senhor foi inovador...

Se a manhã passou entre a Última Ceia e o Museu a Ciência, está agora na hora de almoçar. Aconselho um passeio por Brera, uma zona muito bonita e animada. Aqui podem encontrar locais interessantes para almoçar/jantar. A animação é muita e o espírito italiano paira no ar! Recomendo dois restaurantes que visitei e de que gostei, a Taverna del Borgo (lasanha e pizza abaixo) e Ristorante Nabucco (pasta da imagem abaixo). Gostei particularmente deste último, principalmente para um jantar na esplanada, numa noite de clima ameno. 


E entre o almoço e o jantar há muito para saborear por Milão, basta parar... em qualquer esquina...

O de ovo Kinder é tão bom...

Se querem aproveitar uma tarde de domingo para descansar, uma voltinha no Castello Sforzesco pode ser o ideal. A entrada no castelo é gratuita e as atividades que por aqui podemos encontrar são diversas... lagos, vegetação, atrações para as crianças, passarinhos, sossego... tudo isto está aqui reunido. Não se vão arrepender de passar por aqui. À segunda-feira o castelo está fechado, mas os jardins continuam abertos ao público, por isso não há desculpas para não passar por lá! 

É tão agradável passear pelos jardins do Castelo... que sossego...
E por falar em locais sossegados.... 

A cerca de 50 Km de Milão fica o maravilhoso Lago di Como. Aliás, há muito mais do que um lago por estes lados, há vários, mas apenas posso falar deste porque foi o único que visitei. Que espaço encantador! Logo à chegada adorei sentir aquela brisa, que me fez  recordar o nosso lindíssimo Gerês, olhar para o verde, sentir a tranquilidade das pessoas naquele domingo de (quase) primavera.... Claro que a tranquilidade é relativa, dado o número de pessoas que por aqui se concentra ao fim de semana J

Para chegar ao Lago Como, apanhámos o comboio em Cardona (podem ir de metro até lá). Os comboios são muito frequentes e a viagem dura cerca de 1 hora. Há mais do que uma estação em Como, mas se pretendem ir ao Lago devem sair na última, Como Nord Lago, a estação terminal. A viagem é agradável, pois o comboio é confortável e o meu acompanhante também contribuiu para que tudo fosse mais animado J Mal saem do comboio, podem ver o lago diante dos vossos olhos... e que bonito que ele é! Várias são as pessoas que se sentam na relva a ler, a conversar, a descansar ou simplesmente a apreciar a beleza natural daquele lugar tão pitoresco. Aconselho-vos ainda a apanhar o funicular que vos transporta até a aldeia situada bem lá no cimo e que vos permite alcançar uma vista esplendorosa, como a que mostro nas imagens abaixo. E não, não vi o George Clooney, que tem uma casinha :) por estes lados. 


O funicular que nos leva até à aldeia. A vista é magnífica...
Um dos jardins do Lago 
Não há muito a dizer sobre esta vista, pois não??

Claro que muito mais haveria para conhecer em Milão e nos seus arredores, este é apenas um relato da minha curta visita, e na minha perspetiva. Recomendo muito uma passagem por Milão, nada como "agarrar" uma viagem de mente aberta, sem preconceitos, e conhecer a beleza natural de cada lugar. 

Até à próxima viagem! :)


Imagem captada desde e Praça Duomo

Um grande beijinho
Pipinha***

Nota: Todas as imagens são da autoria do Sweet by Pipinha. 

4 comentários:

  1. Mais uma vez a-do-rei Pipinha! Confesso que tenho curiosidade em visitar a cidade mas nunca tive grandes expectativas mas com o teu report fiquei com outra perspetiva e agrada-me mt mesmo!! Obrigada por partilhares! bjinhos****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale mesmo a pena Séli, acho que também vais gostar muito de Milão ;) beijinhos***

      Eliminar
  2. que fotos tan bonitas!

    www.pontelasbotas.me

    ResponderEliminar