sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Unhas de Gel


A Célia Pires é a pessoa a quem confio as minhas unhas já há algum tempo. Como sou um bocadinho preguiçosa no que toca a cuidados de beleza, mas penso que as nossas unhas devem estar sempre bonitas e cuidadas, descobrir as unhas de gel foi uma alegria!!! 
As minhas unhas (de gel) no verão passado

A Célia é especializada em Estética Cosmetológica e dedica-se às unhas de gel há oitos. Sendo uma especialista na área, o Sweet by Pipinha entrevistou-a no mês passado e vamos agora partilhar convosco o resultado final.

O que são concretamente unhas de gel?
São unhas que têm um reforço para não partirem com tanta facilidade e para se manterem bonitas e direitinhas durante mais tempo.

Durante quanto tempo podemos usar unhas de gel?
O tempo que quisermos. Podemos usar gel durante muitos anos, mas durante esse período somos sempre ``obrigadas´´ a fazer a sua manutenção (cerca de uma vez por mês)  para mantermos as unhas bonitas. 
Se experimentamos, mas não queremos continuar com o gel, as nossas unhas crescem e, com esse crescimento, o gel vai sendo empurrado para a ponta da unha, isto é um processo de cerca de quatro meses. 

E o que podemos fazer quando as nossas unhas começarem a crescer e se começa a ver a "raiz" da unha? 
Quando as unhas estiverem a crescer e o tamanho começar a incomodar, nunca se pode utilizar nenhum material que corte na unha (i.e., alicate, corta-unhas, tesoura) pois o gel pode estalar e acaba por levantar. O aconselhável é comprar uma boa lima e limar as unhas. Uma boa lima, na minha opinião, tem a forma de banana, com uma medida de 100x180. A melhor forma de tirar um pouco de tamanho é mesmo limar a unha. 
Quando a unha começa a crescer e ainda não queremos fazer a manutenção, podemos aplicar verniz normal por cima de toda a unha. Se o trabalho for bem feito, quando se pinta com verniz, o trabalho fica bem disfarçado e de longe não se nota nada. Quando se pretende remover esse verniz não é preciso usar nenhuma acetona caríssima, há acetonas de marcas brancas que são muito boas, que não tiram o brilho da unha. Às vezes há profissionais que dizem aos clientes que é necessário comprar uma acetona na farmácia, mas não é preciso. 
Quando se fazem unhas de gel, é importante que estas não fiquem muito altas, não podem ter excesso de gel, senão vai-se notar a diferença. 

Quando deve ser feita a manutenção das unhas de gel?
De três a quatro semanas, mas depende de pessoa para pessoa. O que eu aconselho são quatro semanas, mas há quem faça com três porque não gosta de ver a linha de crescimento, mas tenho clientes que fazem a cada mês e meio ou dois meses. São pessoas em que o crescimento da unha é muito lento, normalmente as pessoas que tomam medicação, antidepressivos, medicação mais forte. Nestes casos, o cabelo não cresce, o pêlo não cresce e as unhas também não, logo aguentam mais tempo. 

Qual a diferença entre gel e gelinho? 
O método utilizado nos dois casos é exatamente igual, é necessário fazer a raspagem  da unha antes de aplicar o gel. O produto utilizado nos dois processos é que é distinto, é na mesma um verniz, mas o gelinho ao lado do gel parece água. O gel é mais grosso, dá mais consistência à unha e põe a unha mais dura do que o gelinho. Com o gelinho uma unha que é fina fica um pouco mais dura, mas não tanto como com o gel. Para além disso, o gelinho não consegue durar quase um mês, pois parte-se com mais facilidade do que o gel. Com o gelinho não se pode fazer a manutenção, pois não aguenta, o que obriga a uma reconstrução total, contrariamente ao gel. 

Pode dizer-se que o gelinho faz menos mal às unhas? 
Isso é um mito porque o processo é exatamente igual. O que difere um do outro é mesmo a consistência do produto. O gelinho por norma é mais barato, mas no final acaba por sair mais caro porque com o gelinho tens que fazer as unhas, em média, de quinze em quinze dias; com o gel pode prolongar-se para um mês e meio. Se o gel parte numa unha, é possível reconstrui-la à vontade, no gelinho isso não é possível. 
Também se fala muito do verniz de gel, mas este só torna uma manicure mais prolongada. Nesse caso, colocas um verniz, são um pouco mais espessos do que os vernizes normais e vão ao catalisador, mas se logo a seguir fores lavar a loiça ou fazer um trabalho doméstico mais agressivo, sai tudo. É só uma manicure prolongada. 

Quais são as cores tendência em unhas de gel para esta estação? 
A tendência de cores para este outono/inverno oscila muito entre as cores claras e as cores escuras. As cores escuras são o preto, o beringela, o roxo e o vermelho (várias tonalidades de vermelho); as cores claras são o azul vivo, o rosa vivo, o nature ou naked (neutro), os dourados, cinza rato e prateado. 

E quanto aos formatos das unhas? 
Os formatos das unhas para esta estação são as unhas quadradas e ovais. Contudo, nem todas as pessoas podem usar unhas ovais, por exemplo, aquelas mulheres que têm a base da unha pequena não podem optar oval, caso contrário a unha fica muito “gorda e pequena”. Por isso, aconselho a unha oval quando as pessoas têm uma base mais comprida. 

E as tendências são unhas com brilho ou sem brilho?
Há um bocado de tudo. Existem os nacarados (são aquelas cores que têm uns brilhinhos), que as pessoas gostam. Por exemplo, o preto, existe o preto negro e o preto com brilhos, só que há pessoas que não gostam das cores com brilhos. Por isso existem sempre as duas opções. O verde garrafa, existe sem brilhos e com brilhos, é o que se usa este ano. 
Tem havido uma maior aderência ao nail art, também porque têm aparecido técnicas novas. Nem sempre a nail art tem que ser uma coisa extravagante, pode ser um trabalho simples e bonito. As pessoas têm aderido muito, umas gostam das unhas cheias de nail art, outras só gostam de um desenho ou dois. O que está a entrar agora em grande moda é o one-stroke, são as pinturas chinesas, as flores que vemos naqueles pratos típicos chineses. 

O preto é uma cor que se tem aplicado muito? 
Sim, o inverno ainda não começou e eu já pintei essa cor em muitas pessoas. Mas preto preto, pois do preto com brilhantes as pessoas não gostam tanto. O que eu tenho percebido é que podemos conjugar o preto mate com o preto brilhante. Por exemplo, há pessoas que fazem as unhas todas em preto brilhante e uma ou outra em mate, pois o mate também se usa. 

O formato das unhas segue uma variação cultural? Muda de país para país? 
Sim, nos países do Leste, usam-se muito os stilletos, que é a unha comprida e bicuda; os espanhóis e franceses são como nós, um pouco por modas; em Inglaterra usa-se o quadrado, “quadradão” com bicos nos cantos; na América, a tendência são as unhas muito "batatudas" no meio, como se tivessem joaninhas pousadas, horrível! 

Vamos agora para uma questão polémica. Quais são os mitos que normalmente se associam às unhas de gel?

As mulheres grávidas não podem usar gel.
Falso, as mulheres grávidas podem usar gel. Simplesmente no momento da manutenção podem estar mais sensíveis e, por isso, é necessário ter mais cuidado na raspagem, nomeadamente, utilizar lixas mais finas porque a unha está mais sensível devido às oscilações hormonais. Os catalisadores, apesar de estarem apontados para a barriga, não fazem mal ao bebé! Não entram para dentro da roupa, quanto mais para dentro da pele! 

Nem todas as pessoas podem usar gel. 
Todas as pessoas podem usar gel, toda a unha adere ao gel. Só há um caso muito específico em que o gel não adere, que é nas pessoas que têm excesso de sudação, que transpiram imenso. Nesses casos, nem o verniz dura. E nestes casos não adere mais nada, nem gel, nem gelinho nem verniz de gel. De resto, toda a gente pode e deve utilizar. Depois há aqueles casos, “a unha descolou-me” ou “a unha caiu-me”, a isso eu digo que a culpa, em parte, é da técnica que faz o trabalho, porque quando estamos a raspar a unha não lhe devemos tocar, porque ela vai estar porosa e, ao estar porosa, significa que vai absorver tudo. Se lhe tocarmos com a nossa pele ou na nossa mão, ou até se a cliente passar a unha no seu rosto, a gordura que está na mão ou na cara vai para a unha e o gel pode não aderir nessa zona. É também importante utilizar um bom produto, um bom primer, que seca, protege e ajuda na aderência da unha. De resto, pode acontecer que a unha se parta porque demos uma pancada mais forte, mas as unhas caírem ou descolarem não é nada normal. Se isso acontecer é porque houve algum problema ao fazer as unhas. 

As unhas com o gel ficam mais fracas.
As unhas estão sempre a crescer. Sempre que nós fazemos a manutenção, a ponta da unha fica mais fraca porque já levou várias raspagens e a unha quando nasce, nasce sempre saudável. Há pessoas que dizem que depois de terem feito o gel ficaram com as unhas mais finas. Eu não me acredito isso. Se nós já temos a unha fraca, a unha vai ser sempre fraca. Eu penso que é mais porque nos habituamos a ter a unha forte e quando voltamos às nossas unhas, sem gel, já achamos estranho. Eu comparo muito com o cabelo, a raiz nasce sempre saudável,  nasce como ela era, e cortamos sempre as pontas. É exatamente igual, não vou dizer que a unha não fica mais fraca, porque fica mais fraca. Agora há cuidados a ter, deve usar-se lixas mais finas e não raspar muito a unha. 

As unhas têm que respirar.
Cada profissional tem a sua ideia. Na minha formação foi-me dito que isso não passa de um mito, porque as unhas não precisam de respirar, são uma célula morta, tal como o nosso cabelo, é uma célula morta. A unha simplesmente não pode sofrer nenhuma agressão na zona da matriz, que corresponde à zona abaixo da cutícula e é onde nasce a nossa unha. A nossa unha não nasce na cutícula, mas um pouco mais atrás. Se houver alguma agressão na matriz, aí sim, a unha pode nascer torta, fraca, negra, porque de resto, pode usar-se unhas de gel durante anos e anos que as unhas nunca vão cair. 

Unhas de gel são o mesmo que tips.
As unhas de gel não têm que ser aquelas garras enormes, grossas, não! As unhas de gel não são isso! Opta-se sempre por colocar o gel na unha natural, fica sempre muito natural, não ficam altas. Eu pessoalmente não aplico os tips, que são aquelas unhas postiças, porque eu acho que com o nosso dia a dia a cola enfraquece e acaba por sair. Uma coisa é fazer moldes, que consiste em colocar um molde na unha e alonga-la toda com o gel, é muito mais resistente. O tip pode simplesmente saltar, o que dói e leva ao sangramento da unha.

As pessoas que fazem quimioterapia não podem colocar gel. 
As minhas clientes que fazem quimioterapia dizem que os médicos lhes pedem para tirar o gel. Eu não aconselho, aliás, é até nessa altura que se deveria colocar o gel. A quimioterapia é muito forte, é um tratamento muito agressivo e as unhas podem acabar por cair. Com o gel isso já não acontece, deveriam mesmo pôr, quanto mais não fosse para aumentar um pouco mais a autoestima nessa altura. 

Os homens não põe gel.
Os homens podem ter unhas de gel! Colocam mais mate, para deixar de roer. Não é para por alongamentos nem tips. Agora nos homens o objetivo é sempre fazer uma unha o mais curta possível, redonda e o mais natural possível... Depois de fazer o gel aos homens, passo o bloco branco por cima das unhas para que elas não fiquem tão brilhantes. Penso que os homens ainda têm alguma vergonha de fazer unhas de gel, mas há quem faça. 

Apenas os adultos podem usar unhas de gel.
A idade mínima que eu aconselho para utilizar gel são os 12/13 anos. Nesta fase, as meninas já estão a entrar na puberdade e já têm mais vaidade. Há meninas que põem gel para deixar de roer as unhas. 

O gel pode aplicar-se também nas unhas dos pés? 
Sim, à vontade, dura mais do que nas mãos. A manutenção dos pés é menos frequente porque as unhas dos pés não crescem tão rápido como as das mãos. Uma manutenção de dois em dois meses é habitual. 

Na tua opinião, quais os maiores receios das pessoas antes de fazerem unhas de gel? 
As pessoas têm medo de levar unhas muito compridas, muito grossas... que lhes saltem as unhas, porque têm ideia que unhas de gel consiste em colar tips. Eu aconselho sempre as pessoas a colocar o gel na unha natural, pois caso contrário a unha pode cair. É como uma casa sem alicerces, não tem uma base que a sustente e cai. 
Eu sinto que tenho que, muitas vezes, combater mitos. Há pessoas que já puseram gel em algum lado e correu muito mal, então nem querem ouvir falar no assunto. Tenho também casos em que as pessoas são obrigadas por motivos profissionais a tirar o gel e quase que choram. Por exemplo, nos hospitais, restauração, empregadas de balcão, empregadas de supermercado. Eu tenho clientes que foram obrigadas a retirar o gel pela entidade patronal, mas não fazem isso. Colocam uma cor mais pastel e mal se nota. Quando tenho pessoas que foram operadas dizem que têm que tirar, eu faço uma brincadeira com o gel e ninguém sabe. Eu ponho a unha toda transparente e depois raspo-a com o buffer e a unha fica um pouco mais baça e não se nota. 

Por fim, para quem já aderiu às unhas de gel, quais os cuidados a ter com as unhas? 
Um deles é cortar as cutículas. Se nós vamos por as unhas bonitas temos que cortar as cutículas, mas não em excesso. Quando o fazemos em excesso podemos promover a entrada de fungos que podem afetar a raiz, e aí danificar a unha. É tirar as peles que estão levantadas. Para tirar as cutículas, e para as tirar sem nos magoarmos, o melhor é faze-lo depois do banho, empurra-las… como estão molinhas saem com mais facilidade. Depois de um banho quente toda a nossa pele fica mole e então as cutículas saem. 
É também necessário limar sempre as unhas e hidratar as mãos com um creme normal. Ah! Com gel não é preciso utilizar óleo de cutículas para nada, só põe quem quer por uma questão de estética. O gel não se vai manter mais nem menos por causa disso. O que recomendo se as pessoas tiverem cutículas muito secas, em vez de usarem o óleo, é utilizarem um bom creme hidratante e o Nivea da tampa azul é muito bom (risos). 

O verniz dura muito mais no gel; antes de pintares as unhas de gel deves passar a base transparente, pois podes ter um bocado de gel levantado e assim não deixa o verniz entrar, senão o verniz entra no gel e só sai na manutenção. Pintar as unhas, por o secante, e dura aí umas duas semanas. 


Alguns trabalhos feitos pela Célia a outras clientes. 



Muito obrigada Célia! :)

Breve nota do Sweet by Pipinha:
Reconheço bem a polémica em torno das unhas de gel, tudo o que se diz e especula. Eu uso gel há alguns anos e adoro. Confesso que não sou fã de nail art, as minhas unhas têm que ficar sempre o mais discretas possível, por isso desenhos e afins não gosto. Mas isso sou eu! :) 

Bem, espero que tenham gostado desta entrevista, a primeira da nossa nova rubrica sobre cuidados de beleza. Eu adorei! :)

Um grande beijinho
Pipinha****

Nota: A primeira imagem é da autoria do nosso blogue; as restantes são trabalhos efetuados pela C. 

15 comentários:

  1. Entrevista mt interessante, obrigada Pipinha e Célia! Confesso que eu já pus gel e gelinho e nas minhas unhas não dá mesmo...pq já antes de pôr gel/gelinho sempre tive as unhas fracas, do tipo papel, dobram-se com facilidade e não só qd estãohúmidas, até qd estºao secas...São moles e gordurosas...e qd tirei o gel, a parte da unha "velha" (não a que tinha crescido já) estava ainda mais fraca e danificada, tipo "riscada"...tenho unhas demasiado fracas para fazer isso..é uma pena pq tb acho q as unhas arranjadinhas sao sempre importantes e dao um ar mt cuidado...Concordo ctg, tb não gosto de art nail..não me identifico com isso mas é como dizes são gostos! Depois, em relação ao mito " as unhas precisam de respirar" a minha técnica teve outra opinião da formadora...a unha não respirar propicia o aparecimento de fungos, e podem surgir micoses..Para mim confesso q faz algum sentido, tudo o que for vivo e não "respirar" acaba por estragar ... Mas pronto, acho que é como na psicologia "depende"... :) bjinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena, porque o resultado final fica tão bonito :) As unhas de gel serão sempre um tema muito controverso! :) Obrigada pelo teu comentário. Um beijinho***

      Eliminar
  2. Pode se limar as unhas de gel para tirar comprimento ou descola o gel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :) Eu costumo limar para tirar o comprimento e não descola. A única coisa que se deve evitar é cortar a unha, pois aqui podemos quebrar o gel. Beijinhos*

      Eliminar
  3. Grande artigo... que desfaz muitas dúvidas de muitas meninas. Vou passar a recomendar este artigo quando as pessoas me vêm questionar. Falta saber onde trabalha esta manicure :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Muito obrigada pelo carinho. A manicura trabalha em Braga, num cabeleireiro junto ao Restaurante Casa Alves. Beijinhos

      Eliminar
  4. as unhas de gel podem limar-se? ou assim descolam e não aguentam as 3 semanas? dizem se limarmos tiramos o selante e elas descolam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Eu uso unhas de gel há imenso tempo e costumo lima-las sempre. Até hoje nunca aconteceu nada de mal às minhas unhas :) A indicação que tenho é que não se podem cortar, mas limar sim. Beijinhos

      Eliminar
  5. E a parte do selar as unhas n e afetada?obrigada pela atencao. Fico grata. Grande explicacao. Pensei q se limassemos tinhamos q ie por brilho para as selar....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente não é afectada, pelo menos nunca me aconteceu. Como em tudo, há que tratar as unhas com cuidado :) Beijinhos

      Eliminar
  6. usei unha de gel durante um ano fazia com profissionais, agora comprei um kit faço todos os passos. Mas, a unha demora muito para secar fica meio grudenta e quando seca sai muito facil nao fica nem 1 hora o que estou fazendo errado, pode me ajudar?

    ResponderEliminar
  7. E necessário. Utilizar primer antes de.por gel trifásico??
    O primer serve Para. Que?? Como uma cola??

    ResponderEliminar
  8. Oie, to com muita vontade de colocar, só que tenho as unhas muito pekenas, sou ruedora Rsrs, você me passaria o seu Zap pra eu tirar umas dúvidas ?

    ResponderEliminar
  9. Oi sempre que faço unhas de gel elas ficam grossas , será que eu tô usando gel de mas ou é normal ?

    ResponderEliminar
  10. Minhas unhas ja são grandes faço o processo para unha de gel em minhas unhas msmo para darem firmeza nelas, so q nao duram nem uma semana, sera q é pelos produtos q uso ou estou fazendo de forma errada? Uso produtos da marca lina.

    ResponderEliminar