segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Madrid

(Actualizado em dezembro 2014 por alguém que vive há 8 meses na magnífica capital espanhola J)


Madrid é uma cidade cheia de vida, muito animada e onde a monotonia não parece ter lugar. Para nós, portugueses, é muito fácil compreender o castelhano e “arranhar” qualquer coisita em “portunhol”. Não obstante, é importante prestar atenção aos "falsos amigos", já que exquisito significa saboroso; salsa não é mais do que um qualquer molho (a nossa salsa verdinha é perejil); e fiambre é o conjunto do que podemos encontrar na charcutaria. 

Os madrileños são pessoas simpáticas e acolhedoras. Falam alto e parecem gostar de fazer questões sobre a vida pessoal J Vivem na rua, adoram beber uma cerveja na companhia dos amigos, comer um bocadillo de jamón e saborear gomas de qualquer espécie. Aproveitam a vida como ninguém! O trabalho é uma forma de ganhar dinheiro para as coisas verdadeiramente importantes. Em muitas empresas à sexta-feira só se trabalha até às 15h e no verão existe a chamada "jornada reduzida", onde se trabalha de segunda a sexta-feira, das 8 às 15h... boa filosofia, não? Os horários das refeições são complicados, não se janta às 20h, muito menos ao fim de semana, onde os espanhóis se sentam à mesa entre as 22h e as 23h. 

Na minha opinião, a melhor época para visitar a cidade é na Primavera, ainda que a época natalícia também seja digna de uma visita (podem ver aqui post de Madrid pelo Natal). Durante o verão, os madrileños deixam a cidade rumo a locais mais frescos, especialmente no mês de agosto. Madrid nessa altura é verdadeiramente quente e torna-se desagradável passear com tanto calor. Para além disso, a cidade fica praticamente deserta, está tudo fechado e nada parece acontecer. Escusado será dizer que desaconselho a visita à capital espanhola durante o mês oito do calendário.


Plaza del Sol, Natal 2014
Para nos deslocarmos em Madrid, penso que o metro (que conta com uma das maiores redes do mundo) é o meio de transporte mais adequado. É muito fácil circular de metro e por apenas 12 euros pode comprar-se um bilhete com 10 viagens (esse bilhete pode ser utilizado por mais do que uma pessoa!). De qualquer maneira, acreditem, é possível conhecer praticamente toda a cidade a pé! 

Na minha opinião, Madrid é uma cidade segura, aliás, o policiamento é constante e isso transmite-nos sempre alguma segurança. Se compararmos com Barcelona, a capital espanhola, a meu ver, é muito mais segura... e Barcelona ficará para um próximo post, pois defendo que Madrid se deve conhecer antes de Barcelona. 

Uma visita a pé pela cidade é sempre agradável, principalmente desde a Porta do Sol, passando pela Gran Vía até à Praça Cibeles e desta até ao Museu do Prado. Já agora, na Praça Cibeles prestem atenção à rotunda com a Fonte Cibeles, onde a deusa da natureza aparece num bonito carro puxado por um par de leões. Curiosamente, é aqui que o Real Madrid faz as suas comemorações quando vence uma taça, contrariamente ao seu rival Atlético, que festeja junto à Fonte de Neptuno.


Comemoração de La Décima da Liga dos Campeões, 2014  
Desde a Praça Cibeles podem seguir a pé até à conhecida estação de Atocha e visitar o monumento em homenagem às vítimas do 11 de março. Na entrada da estação podem ainda ver duas esculturas de Antonio López, duas enormes cabeças que simbolizam o dia (escultura de olhos abertos) e a noite (olhos fechados). 

É ainda interessante guardar tempo para uma passagem pela zonas da Chueca e Malasaña, dois locais bem animados. Na Chueca são todos os anos realizadas as festas do Orgulho Gay. 

Ah! Com a Ryanair ou com a Iberia podem conseguir voos muito baratos até Madrid. A cidade não é cara e não são necessários muitos dias para conhece-la (depende sempre do objetivo da visita, mas cerca de 3 dias completos são suficientes). 

Alojamento

Não será difícil encontrar boas opções de alojamento em Madrid. Apesar de ter ficado num hotel na primeira vez que visitei a cidade, o que vos vou recomendar aqui é um hostal, o local eleito para a minha segunda e curta visita. Para uma estadia de poucos dias recomendo o Hostal Josefina (aqui). É muito económico, naturalmente sem luxos (e.g., não tem aquecimento), mas bastante limpo e com uma ótima localização, em plena Gran Vía, mesmo ao lado da Plaza Callao (metro Callao). Se pretendem ficar em Madrid poucos dias, acreditem que é uma opção inteligente. 

Deixo-vos com algumas imagens das vistas desde o quarto. 


Vista do quarto do hostal, mesmo pertinho da estação de metro :)
Outra vista do quarto

Gastronomia
Uma vez em Madrid, nada como provar as deliciosas tapas os bocadillos de tudo e mais alguma coisa. Recomendo alguns pratos e tapas, como as patatas bravas, a tortilla, a paella, o pulpo a la Gallega (adoro!!). É curioso que uma das maiores dificuldades que sinto desde que vivo na cidade é mesmo a nível gastronómico, já que comer diariamente tapas não é nada nada fácil para quem gosta de um bom prato de comida! :) 

Seguem algumas sugestões...

Pequeno-almoço e brunch: La Rollerie (aqui), na calle Atocha. 



Lanches: La Cocina de Mi Vecina (aqui) na Malasaña - tarta de zanahoria ou de red velvet; Van Gogh Cafe (aqui) em Moncloa - tarta de zanahoria; Celicioso (aqui) - a tarta de platano é maravilhosa!!! 



Almoço/Jantar: 
a) Tapas e gastronomia Espanhola 
- Se gostam de orelha, a melhor podem encontrar no bairro das Letras (conhecido por ali terem vivido famosos escritores no passado) - Casa Alberto (aqui);
- Se querem apenas umas tapas, pertinho da Gran Vía, encontram o El Respiro (aqui), um excelente bar de tapas. Pedem uma cerveja (caña) e servem-vos um prato de tapas bem generoso para acompanhar por apenas 1 euro e meio!!!! Na mesma rua, com preço semelhante, mas qualidade um pouco abaixo (na minha opinião) está o conhecido El Tigre; 
- Restaurante Portomarín (aqui) - comida Galega;  
- Tía Cebolla (aqui), ótima para provar práticos típicos; 
- Restaurante La Caleta (aqui) - comida de Andaluza; 
- Mercado San Miguel e Mercado San Anton (Chueca). 


Paella de marisco
Pulpo a la Gallega

b) Pelo mundo
Portuguesa: Restaurante Frangus na zona de Embajadores (aqui); 
Indiana: um dos muitos restaurantes do bairro de Lavapiés;
Italiana: Al Cuadrado, deliciosas pizzas (aqui); 
Japonesa: Miyama, um dos melhores restaurantes japoneses de Madrid (aqui). 

O que fazer em Madrid?
Deixo algumas dicas, sem qualquer ordem de preferência. 

Círculo Belas Artes

Visitem a Azotea (3 euros apenas) para desfrutarem de uma das melhores vistas da cidade.

Vista desde Azotea, foto Natália Ferreira


Centro de Arte Reina Sofía 

Este museu é extraordinário. Aqui encontram belas obras de Miró, Dalí e a peça principal do museu, a Guernica. A tela é enorme e é incrível pensar como Picasso demorou apenas dois meses a pinta-la. Esta obra representa a visão de Picasso sobre a Guerra, num quadro a preto e branco onde corpos desmembrados abundam.


Aos domingos existe uma hora de entrada gratuita. 

Estação de metro: Atocha.

Deixo-vos com algumas imagens fotos do Reina Sofia. A Guernica não pode ser fotografada.

O Grande Masturbador de Salvador Dalí (1929). Os especialistas dizem que o quadro representa o conflito de Dalí em relação ao sexo. 
Mais um de Dalí. O Enigma de Hitler. 1939. 
Entrada do Reina Sofia 

Puerta del Sol
Estamos no coração da cidade, onde podemos encontrar a estátua do Urso e do Medronheiro (símbolos da cidade) e o quilómetro zero (a partir dele podemos calcular as distâncias em Espanha).

Estação de metro: Sol. 

Estátua do urso e do medronheiro na Porta do Sol

Palacio Real
Cerca de metade das salas oficiais do palácio estão abertas ao público. Não tive oportunidade de conhecer por dentro esta bela obra arquitetónica, mas um passeio a pé pelas redondezas do palácio vale bem a pena. Não percam os Jardins Sabatini, muito bonitos para um passeio ao final da tarde. 


Vista para o Palácio desde o Templo de Debod
Jardins Sabatini

Museo del Prado

Aqui encontramos uma vastíssima coleção de obras de arte, num museu que atrai imensos turistas todos os anos. Confesso que não apreciei tanto este museu com o Reina Sofia, mas gostos não se discutem! 

Se pretendem visitar os três museus que constituem o Passeio da Arte, i.e., o Museu do Prado, o Reina Sofia e o Thyssen-Bornemiza (como não fui a este último, não poderei falar sobre ele), existe um bilhete combinado que permite a visita dos três locais a um preço mais económico.

Estações mais próximas: Atocha ou Banco de España (ambas um pouco afastadas).

Parque del Retiro

Este espaço verde merece bem uma visita. Um local sossegado para passar uma tarde e dar uma voltinha de barco, ler ou simplesmente passear e saborear um gelado. Se visitarem este parque, não se esqueçam de passar pelo belíssimo Palácio de Cristal. Este parque é mágico, aos domingos há peças de fantoches para os mais pequenos, há sempre atuações de artistas de rua e um sem fim de atividades para fazer. 

Estação de metro: Retiro. 





Parque El Capricho
Um pouco mais afastado da confusão do centro da cidade, este parque para mim é dos mais bonitos de Madrid. Não tem a mesma vida e animação do Retiro, mas é o local ideal para namorar. 


Templo Debod 

Ver o sunset desde este ponto da cidade é algo verdadeiramente mágico. 



Teleférico
Podem apanhar o teleférico no Templo de Debod e chegar por esta via à Casa de Campo, o maior parque da cidade.



Estación de Atocha
Desta estação partem comboios para todo o país. É um pouco estranho, hoje, olhar para a estação e pensar no que ali aconteceu a 11 de março de 2004. Parece tudo tão seguro, tão calmo, apesar da agitação dos madrilenos que ali apanham os comboios diariamente... incrível!

Na estação existe um jardim com palmeiras e tartarugas, que captam a atenção dos visitantes.

Estação de metro: Atocha. 
Algumas das imensas tartarugas da estação


Warner Brothers Park

Eu sou muitooooooo suspeita a falar sobre parques temáticos, pois adoro sentir-me uma criança novamente e experimentar a adrenalina de uma boa montanha russa. J


Se tiverem tempo, não saiam de Madrid sem passar pelo Warner Parque. Para lá chegar devem dirigir-se à estação de Atocha, comprar um bilhete de comboio até Pinto e, de lá, um bilhete de comboio até ao parque (da última vez que lá estive fui de autocarro porque a estação de caminhos de ferro estava fechada). 

A viagem é um pouco longa, mas a diversão está garantida! Para visitar o parque, reservem um dia inteiro e preparem-se para a loucura!  J O melhor será comprar o bilhete de entrada no parque diretamente no site (aqui), pois poupam algum tempo na fila de espera.


Depois de uma longa viagem de comboio/autocarro/carro, passando por zonas bastante áridas, eis que surge o parque, numa exibição de montanhas russas que até doí!  

Apesar de quase me ter saído o coração, andei na Stunt Fall. Esta atração para mim tem um pequeno e assustador pormenor... uma das subidas é feita quase em câmara lenta e com a barriga virada para baixo... ou seja, estão a subir e a pensar "será que esta coisa aguenta o peso do meu corpo?" ou "esta coisa vai saltar e o meu fim está próximo!". Assustador, não posso dizer que recomende esta temida atração.

Stunt Fall

Recomendo sim o Batman, o Superman e a montanha russa de madeira (a maior do género da Europa). Com menos adrenalina, as canoas são ótimas, dão-nos vontade de passar lá o dia todo. 

Super Homem
Batman

AH! Se forem ao parque aconselho-vos a levar uma capa de chuva, pois nas canoas vão precisar. Roupas leves são desejáveis e, se possível, biquíni/cações de banho para os meninos... as roupas ficam todas molhadinhas num instante :) 


Estádio Santiago Barnabéu

Não fosse a minha cara metade viciada em futebol e teria escapado a este estádio. A visita guiada ao museu é cara, mas é engraçado ver o local onde o nosso craque Ronaldo joga e ganha uns “troquinhos”. 

Estação de metro: Santiago Barnabéu. 


Estádio de Santiago Bernabéu

Plaza Mayor 
Muito pertinho da Puerta del Sol encontram a Plaza Mayor, cuja entrada conta com nove pórticos. No centro desta praça encontra-se a estátua de Filipe III montado num cavalo.
Aqui podem encontrar muitas esplanadas e uma zona dedicada ao comércio de rua, com vários vendedores ambulantes e colecionadores de todo o tipo. Vale bem a pena parar por aqui numa esplanada e apreciar o movimento da capital espanhola. 


Gran Vía  
Esta enorme avenida, também conhecida como "Brodway madrilena"  representa o coração cultural e comercial da cidade.  


Na Gran Vía podemos ainda apreciar o Metropólis, com a “Ave Fénix” (aquela que se erguia das chamas de 500 em 500 anos) na sua magnífica cúpula.



Compras
Madrid é uma bela cidade para fazer umas comprinhas. Aqui podem encontrar uma diversidade de marcas... desde Adolfo Domínguez, Ágata Ruíz de la Prada, Kling, Compañia Fantastica, Purificación García, Zara, Cortefiel, Antonio Pernas, Pedro Morago, entre outras.


Naturalmente, não podem perder o El Corte Inglés e a loja (e restaurante também) VIPS.

Podem encontrar boas lojas de roupa na Calle de Serrano (e todas as ruas do bairro Salamanca), na Calle Ortega y Gasset e na Chueca (alta costura). Outras opções são ainda zonas da Puerta del Sol e a Calle de Fuencarral (o mercado de Fuencarral é um espaço alternativo muito interessante para encontrar peças diferentes). Alonso Martinez conta também com lojas muito muito giras para compras. 

E por hoje é tudo, qualquer dúvida estarei por aqui!! J

Envio-vos um enorme beijinho, desde o aeroporto de Frankfurt, de onde partirei em breve para mais uma aventura.  J

Pipinha***

2 comentários:

  1. Adorei Pipa!! Tb ja estive em Madrid e tb acho que em poucos dias se conhece a cidade! espero pelo teu report de Barcelona! para mim teve outro encanto e tive a sorte de conhecer primeiro Madrid! fiquei deslumbrada! ao contrário acho que teria ficado desiludida...Por acaso em Madrid fiquei hospedada numa hotel numa "calle" mesmo perto da Puerta del Sol e achei o sitio 5*...tinhamos tudo perto e o metro era mesmo ao lado..tb acho q é um bom sitio para ficar hospedados :)

    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom ler comentários destes! :) Obrigada querida.
      Sim, Barcelona é mágica! Por acaso tive pena de ter ido primeiro a Barcelona, pois na primeira vez que estive em Madrid fiquei desiludida... ainda assim, hoje em dia gosto muito da capital espanhola***

      Eliminar