terça-feira, 20 de agosto de 2013

New York City


Os famosos táxis amarelos
Começo com um desafio, feche os olhos e pense em Nova Iorque... pense no que conhece da cidade, seja pelos media ou pelo facto de já a ter visitado... Possivelmente pensou na Estátua da Liberdade, nas luzes de Times Square, nos táxis amarelos, num musical da Brodway, ou até nas Torres Gémeas... 

Nova Iorque é isso tudo, mas muito, muito mais! Nova Iorque é multiculturalismo, é uma cidade em que todos parecem ser aceites sem qualquer tipo de preconceito. Nova Iorque é agitação e obsessão pelo trabalho, onde os trabalhadores em início de carreira têm direito a 10 dias úteis de férias por ano... 

Nova Iorque é a cidade em que tudo acontece, aborrecimento é uma palavra que não parece caracterizar quem visita Manhattan. Aqui, pode fazer-se de tudo, desde os passeios a pé, de autocarro, de táxi, de barco no rio, até excêntricas viagens de helicóptero ou limousine pela cidade. Difícil será escolher! 




Alguns dos bilhetes que utilizei e uma miniatura do avião da Iberia

A viagem


Viajei para NYC com a companhia aérea Iberia, desde Madrid.  Antes da viagem tive que preencher um formulário (Electronic Authorization to travel to the United States) onde garantia nunca ter cometido qualquer ataque terrorista ☺. Uma vez na cidade, desloquei-me quase sempre de metro e uma vez num dos famosos táxis amarelos. É preciso ter em atenção ao horário do metro à noite, pois os chamados “express” não param em todas as estações. NYC tem só e apenas 468 estações de metro e 14 000 paragens de autocarro!!!



Diretamente do álbum de viagem, o cartão Metro Card que utilizei.


Na Grand Central Station. Reconhecem do cinema?

A visita

Para visitar a cidade, recomendo a compra do New York Pass (aqui), um cartão para 1, 2, 3 ou 7 dias que custa, no máximo, 230 dólares (cerca de 170€). É um valor que compensa quando percebemos que evitamos longas filas de espera, não pagamos entrada em muitas (imensas!) atrações e obtemos grandes descontos noutras. 


O que visitar?

  1.  O edifício mais alto da cidade, o Empire State Building. No 86º andar, a 320 metros de altura, podemos apreciar uma vista de cortar a respiração.  É curioso a velocidade a que se movimenta o elevador que nos transporta até esta altitude, 45 segundos apenas!
  2. Top of the Rock no Rockefeller Center, também para apreciar as vistas;
    Maravilhosa!



    Mais uma magnífica vista
  3. Passeio de bicicleta pelo Central Park (incluído no New York Pass) e, se possível, um piquenique neste “pulmão da cidade”;
    Uma paragem pelo Central Park

    O Central Park visto de cima... é ou não o pulmão da cidade? 

  4. Visita ao gigantesco Met (Metropolitan Museum of Art), onde se podem passar várias horas;
  5. Museu Guggenheim, desenhado em espiral, uma obra de arquitetura fantástica; 
    Museu Guggenheim 
  6. Museu Americano de História Natural, um dos maiores do mundo e onde encontramos a recriação de uma floresta tropical africana;

    No Museu de História Natural
  7. MoMA, Museu de Arte Moderna, com obras de Picasso, Van Gogh ou Andy Warhol. Como gosto de Arte Moderna, este museu para mim é imperdível;
    Um cantinho do MoMA
  8. Um passeio no autocarro turístico para ficar com uma ideia geral da cidade. Recomendo que o façam no início da viagem;
  9. Uma passagem pelo Ground Zero, onde estavam as famosas Torres gémeas e hoje  existe um memorial em homenagem às vítimas do 11 de Setembro (9/11).
    Memorial 9/11


É impressionante a quantidade de nomes que aqui podemos ver, é impressionante o silêncio que se faz sentir, é impressionante o aparato policial que se gerou em toda a cidade desde então... 



Alguns dos nomes das vítimas do 9/11... 

One World Trade Center, conhecida como Freedom Tower. Em "breve" será inaugurado o museu que conta toda a História dos atentados.  Terá viaturas de socorro tal como foram encontradas.... relatos dos sobreviventes e gravações com pedidos de socorro por parte das vítimas...  

Já agora, não senti insegurança em NY... 

Cartão distribuído pela polícia, na rua, durante a noite.

Já a pé, recomendo um passeio por vários pontos de referência, como a Brodway; a Quinta Avenida, com uma paragem em St. Patrick’s Cathedral;  Times Square com a sua confusão natural, as luzes, a gigantesca loja da M&M’s, a ToysRUs com uma roda gigante lá dentro  e o Madame Tussaud’s com um elevador com vista panorâmica para o aparato de luzes; o The Meatpacking; Chelsea; Soho (onde vive o Jon Bon Jovi... tenho uma amiga que vai adorar ler isto!!), para mim uma das zonas mais bonitas e se podem encontrar fantásticas lojas de design; comer um gelado na Little Italy; a China Town; Greenwich Village; atravessar a ponte de Brooklyn.

Times Square


É ainda interessante fazer uma viagem de barco pelo Hudson (a travessia para a Estátua da Liberdade e Ellis Island já o permite), se possível a bordo da “Besta” e sentir a adrenalina! Muito giro! 


Cá está a "Besta" :)

Não é muito fácil tirar fotos no barco rumo à Estátua da Liberdade... 

E cá está a Estátua da Liberdade, símbolo de uma nova vida para milhões de imigrantes. 


Gastronomia
Em Nova Iorque há um restaurante em cada esquina e as batatas fritas parecem fazer parte do menu de todos!  O sushi é particularmente barato, dada a oferta de restaurantes japoneses.

Sushi do Whole Foods
Recomendo uma paragem (ou várias) no Whole Foods, um mercado que vende pratos para todos os gostos, aqui todos podem ser felizes! É ideal para uma refeição ligeira, com qualidade e a um preço acessível, em Columbus Circle. 



O Hard Rock é outra boa opção, ainda que exija uma clientela muito paciente... Como estamos na América, tinha que falar em fast food, mas não no McDonald’s, onde o nosso tamanho grande corresponde a um tamanho pequeno americano  (num restaurante desta cadeia pedi o menu Cheeseburger e o pacote trazia nada mais do que dois hambúrgueres!!!). O meu destaque vai para os saborosos hambúrgueres do Five Guys. Por fim, para uma deliciosa panqueca sugiro uma paragem pela Sarabeth’s para tomar um pequeno almoço típico com um sabor absolutamente divinal. Vejam lá o aspeto... uma delícia! 


Só posso dizer que estava muito bom!!! :)

Compras 

Tenho sempre que guardar os saquinhos...
Quando se fala de compras em NYC, pensamos em preços baixos, o que me parece um pouco exagerado. Claro que há marcas mais baratas por terras americanas, como a Timberland, a Converse, a Levi’s ou a maquilhagem da MAC, mas há marcas europeias que, naturalmente,  são mais caras em NYC, como a Fred Perry. As americanas parecem adorar a Marc Jacobs e a Michael Kors; em pleno verão assiste-se a uma corrida às quentinhas botas UGG e as bolsas parisienses Longchamp parecem ser obrigatórias no look diário de uma americana.

A maior loja do mundo, a Macy’s, tem de tudo um pouco ao longo dos seus nove andares!! O último piso é dedicado ao Natal desde agosto . Considero que também não se deve perder a F.A.O. Schwarz, onde se encontra o Big Piano (lembram-se do Sozinho em Casa?) onde miúdos e graúdos brincam como se tivessem a mesma idade.


Big Piano

Para uma tarde de compras sugiro a Broadway, mas se a carteira o permitir, a Fifth Avenue tem as mais luxuosas marcas.

Enquanto estive em Nova Iorque fui assistir ao famoso programa do Jimmy Fallon, ainda que não me tivesse fascinado muito... Talvez melhor tivesse sido assistir a um musical na Brodway, mas terá que ficar para uma próxima vez ☺. Uma visita aos estúdios da NBC é interessante e pode ser que vos escolham para simular a apresentação de um noticiário da NBC, ou relatar o boletim meteorológico (digo-vos já que não é nada fácil!) e levar um vídeo para casa, que entretanto foi emitido no bar da cadeia televisiva ☺.


E de repente, surgem coisas fantásticas e maravilhosas no meio da rua :)

Ou extraordinárias galerias de arte. 

E histórias no metro... 
E lugares onde apetece muito passar uma tarde inteira a ler... 

E podia estar aqui a noite toda, pois não fosse Nova Iorque a cidade que nunca dorme.... :) 


Acompanha-nos no Facebook Sweet by Pipinha



I start with a challenge, close your eyes and think in New York... think what you know about the city, either by the media or because you already have visited... Perhaps you thought in the Statue of Liberty, in the lights of Times Square, in the yellow taxis, in a musical of Brodway, or even in the World Trade Center…



New York is all this...but more, a lot more! New York is multiculturalism, is an city where all seem to be accept without any prejudice. New York is agitation and obsession by work, where workers in early career are only allowed to 10 days of holidays….



New York is the city where all happens, “boring” is a word that not seems to characterize those visiting Manhattan. Here, it's possible to do everything, from walking, to bus tours, to taxi rides, to boat tours on the river, even eccentric tours in helicopter or limousine around the city. It's difficult to choose!



The travel

I travelled to NYC with Iberia airlines, from Madrid. Before the travel I filled an  electronic questionnaire/authorization to travel to the United States where I assumed that I've never committed any terrorist attack In the city, I travelled often by metro and once in a famous yellow taxi. It's necessary take attention at the schedule of the "express", that don’t stop in all metro stations. NYC have 468 metro stations and 14.000 bus stops.

The visit 
To visit the city, I recommend to buy the New York Pass, a card for 1, 2, 3 or 7 days that have a maximum cost of 230 USD. We realize that is a very good value for the money when you think you'll avoid long queues, free entrance in lots of attractions and huge discounts in others.

What to visit?
  1. The highest building in NYC, the Empire State Building. In the 86th floor, at 320 meters high, we can enjoy the sights. The elevator moves from the ground floor to the 86th floor in only 45 seconds! 
  2. Top of the Rock in the Rockefeller Center, to enjoy the sights too.
  3. A bike ride in the Central Park (included in New York Pass) and, if possible, have a picnic in the “lung” of the city.
  4. The huge Met (Metropolitan Museum of Art), probably you will need lots of hours here.
  5. Guggenheim Museum, designed in spiral, a fantastic architectural building;
  6. American Museum of Natural History, one of the biggest in world and where we can find a recreation of an African tropical forest.
  7. MoMA, the Museum of Modern Art, includes master pieces of Picasso, Van Gogh and Andy Warhol. Because I like Modern Art, this museum for me is the no.1;
  8. A bus tour to stay with a general idea of the city. I recommend that you do it in the 1st days of the trip;
  9. The Ground Zero, where were the famous Twin Towers and today you can visit the 9/11 memorial tribute to the victims.


It's impressive how many victims names you can see there, the silence that you can fell and the police apparatus that was generated after 9/11...
By the way, I did not feel insecure in NY at all...
For walking, I recommend the Brodway; the Fifth Avenue, with a passage to St. Patrick’s Cathedral; Times Square, with the huge light screens, the huge store of M&M’s, a Toys Story store with a “giant wheel” inside and the Madame Tussaud’s with an elevator with a panoramic view for the lights apparatus; The Meatpacking; Chelsea; Soho (Jonh Bon Jovi lives there ), for me one of the most beautiful places and where you can find some great design stores ; eat an ice-cream in Little Italy; the China Town; Greenwich Village; and crossing the Brooklyn Bridge. It's interesting to do a boat ride in the Hudson, if possible in “The Beast” and feel the adrenalin! Awesome!

Gastronomy
In New York in can find a restaurant at any corner, and french fries seems to do part of all menus! Sushi is particularly cheap, at least you can find it cheap at Whole Foods markets.
I recommend a stop (or lots) in the Whole Foods markets, you can find there all type of foods...here all can be happy! It's ideal for a light meal, with quality and a cheap price, at Columbus Circle. The Hard Rock Cafe is another good option, although it requires a very patient customer. Because we are in USA, it's impossible don’t talk in fast food, but not about McDonald’s, where our Portuguese big size is the american little size . My choice goes to the tasty hamburgers of the Five Guys. At the end, for a tasty pancake I recommend a stop at Sarabeth’s for a typical breakfast with a fabulous tasty. Just take a look... delicious!

Shopping 
When it comes to shopping in NYC, we think of low prices, which seems a bit exaggerated. Of course that some brands are more cheaper in America, like  Timberland, Converse, Levi’s or MAC make up, but European brands are, of course, more expensive in NYC, as example Fred Perry. The American woman’s seems to love Marc Jacobs and Michael Kors; in the Summer there are “races” to buy UGG boots and the Parisians bags Longchamp seem to be mandatories in the daily look of American woman’s.

The biggest store in world, Macy’s, have a bit of everything along their nine floors!! The last floor is dedicated to Christmas since August . There is a store for kids, F.A.O. Schwarz, there you can find the “Big Piano” (do you remember the film Home Alone?), here you just can't feel difference between kids and adults.

For an afternoon shopping I suggest the Broadway, but if your pocket allows, the Fifth Avenue have the most luxurious brands.

While I stayed in NYC I saw the famous Late Night with Jimmy Fallon, even though I was not very impressed... Maybe the best has been watching a musical at Brodway, but it will have to be for the next time , especially because you must book in advance. A visit to the studios of NBC it's interesting and you will be able to perform the NBC news or report the weather, not easy.

And I could be here all night, because New York is the city that never sleeps ....








9 comentários:

  1. EXCELENTE!!! Como só a minha amiga Pipinha consegue fazer! ;) :) Ainda fiquei com mais vontade de conhecer NY city :) Um beijo enorme e um xi- <3 apertado ;) :*

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Adorei ;) está super interessante! Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Mt nice! Parabéns, vou seguir :)*

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Também adorei, é uma viagem que quero muito voltar a fazer! Beijinhos**

      Eliminar
  5. Parabéns!!! Senti me de novo em N.Y.
    Bjs e continua, estou a adorar as tuas dicas...

    ResponderEliminar